Escola da Prefeitura foi primeira a aderir ações de educação integral e a ofertar atividades optativas aos estudantes no contraturno escolar
Na noite de sexta-feira, dia 6, aproximadamente 300 pessoas participaram da festa de encerramento do primeiro ano das atividades que são promovidas pelo Mais Educação, na Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, da Prefeitura de Vinhedo. Iniciado na EM ao início de 2013, o programa de educação integral é promovido no contraturno escolar e contempla o oferecimento de oficinas que agregam à formação global do aluno.
Na data os estudantes que participam do programa organizaram várias atividades e que contemplaram a entrega do livro de poemas produzidos pelos próprios estudantes nas oficinas de letramento; e também houve a demonstração da fanfarra e de alunos das oficinas de dança, que mostraram, na prática, o que aprenderam no decorrer deste ano nas oficinas de sopro, percussão e do corpo coreográfico, com participação de duas fanfarras de Campinas, convidadas ao evento pela EM. “A arquibancada de nossa quadra poliesportiva ficou cheia e todas as apresentações foram muito aplaudidas pelos presentes. Foi muito emocionante ver a participação dos alunos no encerramento do primeiro ano do programa. Valeu a pena a Prefeitura aderir à ação e propor atividades diversificadas no horário contrário ao de aula; ampliamos a parte cultural e o contato dos estudantes a diferentes tipos de conhecimentos complementares”, disse a diretora da EM, professora Elaine Ferraz.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, o programa Mais Educação foi aderido pela Prefeitura por compreender a adoção da educação integral na escola municipal a partir do oferecimento de atividades optativas aos alunos e no horário contrário ao de aula, que incluem acompanhamento pedagógico (matemática, letramento, línguas estrangeiras, ciências, história, geografia, filosofia e sociologia) e ações nas áreas de meio ambiente, esportes e lazer, direitos humanos, cultura e artes, inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, além de educação científica e econômica.
Em Vinhedo, a EM Professor André Franco Montoro ofereceu aos seus alunos onze oficinas optativas no horário contrário ao de aula e que incluíram futsal, contação de história, dança, futebol feminino, handebol, horta, inglês avançado, jornal, laboratório de ciências, língua portuguesa, matemática, percussão, sopro e xadrez. Puderam participar das oficinas todos os alunos inscritos na unidade, que atualmente atende mais de 930 educandos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.
Em breve, a educação integral pelo Mais Educação, em Vinhedo, também deve ser iniciada na EM Abel Maria Torres, no Caixa D’Água, com expectativa de ser expandida às demais escolas municipais da Prefeitura e que atendem do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. “Para tanto, temos nos organizado para estruturar e para organizar ações globais que confiram aos alunos da Rede atividades optativas interessantes e adequadas a cada faixa etária no horário contrário ao de aula regular, aproveitando todos os espaços públicos da Prefeitura”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal da pasta, Jaime Cruz.
Você sabe o que é educação integral?
Na educação integral o atendimento ao aluno é ampliado a partir da oferta, no contraturno escolar, de atividades de caráter optativo à participação dos estudantes. Estas podem ser promovidas tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços públicos da Prefeitura.
Ainda na educação integral a oferta das atividades permite manter a criança ou adolescente longe de situações que podem interferir negativamente em seu bem-estar físico e psicológico, com o oferecimento de oficinas bastante atrativas e nas quais os alunos podem desenvolver e aprimorar suas habilidades individuais, agregando tais conhecimentos às suas formações escolar e pessoal, no horário contrário ao de aula.