Modalidade compreende oferta de atividades de caráter optativo aos alunos no período contrário ao de aula, aproveitando todos os espaços públicos à promoção das ações
O grupo de trabalho da Prefeitura – envolvido na viabilização da educação integral nas escolas municipais – se reuniu na Secretaria Municipal de Educação para dar continuidade aos trabalhos que vão permitir à administração municipal a ampliar a oferta de atividades optativas aos alunos que cursam do 1º ao 9º ano no contraturno escolar.
No momento o grupo de trabalho intersecretarial prossegue com a organização da grade de atividades a serem disponibilizadas aos estudantes e que vão aproveitar todos os espaços públicos – destinados à promoção de atividades culturais e de esportes pela Prefeitura – ao atendimento dos alunos no horário contrário ao de aula. “Nossos esforços no momento estão focados justamente na estruturação de uma gama de atividades diversificadas, a partir do aproveitamento das áreas municipais públicas e no atendimento das necessidades de desenvolvimento pessoal, físico e intelectual do aluno da escola municipal no horário contrário ao de aula”, falou o prefeito Milton Serafim.
Os trabalhos que são feitos pelo grupo também compreendem os dados coletados em uma pesquisa de intenção e de demanda feita com todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura, que cursam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Na pesquisa os estudantes e seus pais indicaram à Secretaria Municipal de Educação quais atividades esportivas e culturais, oferecidas pela Prefeitura, já participam e em quais têm interesse em participar dentro das atividades optativas que serão oferecidas aos alunos no período contrário ao de aula, na forma de educação integral.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, explicou que nesta pesquisa de intenção foram contempladas todas as modalidades esportivas e oficinas culturais oferecidas pela Prefeitura, além das atividades de acompanhamento pedagógico (reforço escolar) e do atendimento educacional especial que já integram a grade das ações da Secretaria Municipal de Educação.
Seriedade na estruturação
Para que a educação integral se torne uma realidade muito próxima em Vinhedo, a Prefeitura tem sistematizado com bastante cuidado as ações com base nos interesses de cada faixa etária de atendimento do ensino fundamental, a fim de que os estudantes desfrutem ao máximo as atividades de caráter optativo e para que também sejam aproveitados todos os recursos e espaços públicos. “Vamos, assim, consolidar o município como uma cidade naturalmente educadora, com vocação para oferecer às crianças e aos jovens, de forma gratuita e pela rede de educação pública, uma formação muito mais abrangente e que vai continuar a prepará-los ao presente e ao futuro, aproveitando cada espaço público para sua formação nas áreas de formação empreendedora, cidadã, social, cultural, artística, esportiva e também em saúde e meio ambiente”, falou o prefeito.
Em Vinhedo, a Prefeitura começou a ofertar atividades de educação integral ao início deste ano, na Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, na região da Capela. Atendendo jovens entre 12 e 15 anos, do 6º ao 9º ano, a EM oferece este tipo de atendimento com a ajuda do programa Mais Educação, do governo federal; e tem conquistados excelentes resultados neste tipo de oferta. A próxima a receber a ação será a EM Abel Maria Torres, no bairro Caixa D’Água.
O programa Mais Educação foi aderido pela Prefeitura por compreender a adoção da educação integral na escola municipal a partir do oferecimento de atividades optativas aos alunos e no horário contrário ao de aula, que incluem acompanhamento pedagógico (matemática, letramento, línguas estrangeiras, ciências, história, geografia, filosofia e sociologia) e ações nas áreas de meio ambiente, esportes e lazer, direitos humanos, cultura e artes, inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, além de educação científica e econômica.
Você sabe o que é educação integral?
Na educação integral o atendimento ao aluno é ampliado a partir da oferta, no contraturno escolar, de atividades de caráter optativo à participação dos estudantes. Estas podem ser promovidas tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços públicos da Prefeitura.
Ainda na educação integral a oferta das atividades permite manter a criança ou adolescente longe de situações que podem interferir negativamente em seu bem-estar físico e psicológico, com o oferecimento de oficinas bastante atrativas e nas quais os alunos podem desenvolver e aprimorar suas habilidades individuais, agregando tais conhecimentos às suas formações escolar e pessoal, no horário contrário ao de aula.