De 2009 a 2013, mais de 1,6 mil moradores conseguiram concluir os ensinos fundamental e médio pela Rede Municipal de Ensino
No próximo dia 5 mais 164 alunos se formarão pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Prefeitura de Vinhedo. A cerimônia será promovida no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus e vai comemorar a conclusão desta importante etapa de vida dos moradores. Na data, participarão estudantes das Escolas Municipais (EM) Professor André Franco Montoro e do Centro Municipal de Ensino Supletivo Fundamental e Médio de Vinhedo, instalado na EM Integração; que são as duas unidades escolares da Prefeitura que oferecem esta modalidade de ensino.
De 2009 a 2013, 1.637 pessoas voltaram à sala de aula e conseguiram concluir seus estudos nos ensinos fundamental I, II e médio pela EJA em Vinhedo. Esta modalidade de ensino é voltada às pessoas com mais de 15 anos e oferece a oportunidade para que os moradores que não tiveram a oportunidade de irem à escola iniciem ou reiniciem seus estudos e concluam sua formação escolar. “Ofertamos a EJA justamente para que estas pessoas possam recuperar o tempo perdido e para que possam voltar à sala de aula e construir seu conhecimento, para buscar novas oportunidades de emprego e a concretização de seus sonhos pessoais com a ajuda do estudo”, disse o prefeito Milton Serafim.
Em Vinhedo, os alunos matriculados na EJA ainda contam com uma nova metodologia de ensino que enfoca a empregabilidade, intitulada Mundo do Trabalho. A metodologia, que foi adotada em 2012, é voltada ao desenvolvimento e à formação educacional dos estudantes da EJA e tem como base as necessidades relacionadas ao ambiente profissional. “Esta metodologia privilegia a abordagem do mundo do trabalho de maneira que contempla a realidade vivenciada pelo estudante desta modalidade de ensino, fazendo com que tenham acesso a mais uma ferramenta que vai ajudá-los em sua formação escolar e, consequentemente, ao seu aperfeiçoamento profissional”, disse o secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Jaime Cruz.
Na EJA, em Vinhedo, os alunos também aprendem o inglês, pelo programa Sun, desde seu ingresso no primeiro ano do ensino fundamental I. No ensino do segundo idioma, os professores trabalham atividades diferenciadas para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula. “Na EJA enfocamos o ensino do inglês à realidade adulta, abordando os conteúdos com base em situações do dia a dia, sobretudo nas relacionadas ao mercado de trabalho”, explicou a coordenadora pedagógica da EJA da Secretaria Municipal de Educação, professora Aparecida Gloreti Pedro.