Ação foi levada à EM CIC Eduardo Von Zuben e enfocou os valores cidadãos trabalhados com os alunos pelo programa Estrada para a Cidadania
Nesta quinta-feira, dia 3, os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal (EM) Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, no bairro Capela, puderam participar de mais uma ação que enfocou a formação do seu aspecto cidadão. Nesta data, a EM da Prefeitura de Vinhedo recebeu a peça de teatro “Fazer o bem, faz bem!”, que faz parte do programa de educação complementar adotado na Rede intitulado Estrada para a Cidadania, ofertado nas escolas municipais em parceria da CCR AutoBAn, idealizadora da ação.
Encenada na quadra da escola, a peça teve duração de 45 minutos e transmitiu aos estudantes muitas lições valiosas sobre os temas cidadania, solidariedade e sobre a preservação do meio ambiente. “Todos nós da escola, direção, professores e alunos, gostamos muito desta atividade, que esteve totalmente de acordo com o que é proposto pelo programa, de educação ao trânsito e à vida. Agradecemos por ter recebido esta ótima ação, que ensinou e divertiu os estudantes!”, falou a vice-diretora da EM, professora Regina Célia Rangel Fagali Casaca.
O espetáculo teve como protagonistas os personagens que são símbolos do programa Estrada para a Cidadania, Lucas e Luiza. Na peça os dois são surpreendidos por uma forte chuva de verão e ficam assombrados com a quantidade de lixo boiando na enxurrada. Decidem, então, ajudar o planeta, mostrando que pequenas atitudes nocivas são capazes de prejudicar a vida de todos.
Destinado a estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental I, o Estrada para a Cidadania beneficia, neste ano, mais de 1,5 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura de Vinhedo, e é direcionado à formação cidadã dos alunos. Preconiza a disseminação de atividades e informações que ajudam a preservar e a valorizar a vida, a reduzir o índice de acidentes de trânsito e, também, que reforçam a importância de se proteger o meio ambiente.
Sobre a realização da atividade, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, foi só elogios e destacou que a ação é adotada nas escolas municipais por fortalecer a formação cidadã dos alunos, provendo-os com conhecimentos que os ajudam a serem dedicados não apenas aos seus estudos, mas também responsáveis dentro da sociedade. “Por isso, em Vinhedo, a administração do prefeito Milton Serafim apoia esta ideia e oferta aos seus alunos iniciativas positivas e que colaboram à solidificação de conceitos fundamentais à sua formação cidadã”, destacou.
O Estrada para a Cidadania ainda prevê a realização de diversos trabalhos escolares que reforçam a promoção de aspectos de valorização à vida durante todo o ano letivo. Para que sejam realizados com efetividade e para que o conteúdo seja bem aproveitado pelos estudantes, são promovidas várias capacitações e oficinas destinadas a todos os educadores da Rede Municipal de Ensino, que lecionam aos 4º e 5º anos do ensino fundamental I. A próxima e última oficina de capacitação aos docentes deste ano, pela ação, acontecerá no próximo dia 25, na EM Dr. Abrahão Aun.