A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) iniciou nesta terça-feira, 01, os trabalhos de desassoreamento da Represa I para aumentar a área de retenção da água no período de chuva, entre os meses de dezembro a março.
Para executar o serviço o mais rápido possível, duas retroescavadeiras e 10 caminhões estão sendo utilizados para remover a terra do local.
“As máquinas vão rebaixar o quanto for possível o trecho de 60 metros que compreende o ponto de entrada da água na represa, onde está localizada a caixa de retenção de areia e todo o entorno dessa área que serve de passagem da água. Com isso, nós vamos retirar um volume estimado de 1.500 m³ de terra, expandindo a área de represamento da água e proporcionando mais tranquilidade para o período de estiagem”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica, que acompanhou o início dos trabalhos.
O contrato para a execução do serviço foi assinado no dia 13 de setembro e a empresa vencedora do processo licitatório será responsável por retirar toda a terra que dificulta a passagem da água para a represa.
Além dessa ação em curto prazo, a Sanebavi, junto com os órgãos ambientais, está estudando técnicas e métodos que possam viabilizar o desassoreamento completo da represa I no próximo ano.