25 SET 2013
Exposição “FEB — Verás que um filho teu não foge à luta”, continua no Memorial do Imigrante de Vinhedo

Um pedaço da história dos “pracinhas” brasileiros que lutaram na II Guerra Mundial está em exposição no Memorial do Imigrante de Vinhedo. O local pode ser visitado gratuitamente de segunda à sexta-feira das 9h00 às 16h00 e nos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 16h00.

Com o nome de “FEB – Verás que um filho teu não foge à luta”, a exposição de Analice Sauerbronn Reina fica no Memorial até o dia 20 de novembro.

A exposição é formada por fotografias – algumas exclusivas, mapa de campanha, cards da Eucalol (cartinhas colecionáveis que eram vinculadas a produtos de primeira necessidade como sabonetes), plastimodelos (maquete de uma cena de combate e um avião modelo P-47, o mesmo usado pela Força Aérea Brasileira na II Guerra Mundial – os dois plastimodelos são de autoria do meu marido, Luiz Miguel Reina), medalhas originais, placa de identificação original, jornais de época, máscara mortuária do Comandante da F.E.B., Mascarenhas de Moraes, gibis de época, documentos originais da época, flâmula, mapa, vídeo e áudio.

O acervo exposto no Memorial do Imigrante foi reunido pela jornalista Analice Sauerbronn Reina durante seu trabalho de pesquisa e foi obtido por herança do próprio avô, aquisição e a gentileza da Associação de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira de Campinas, que por meio de sua presidente, Guaraci Alfredo, emprestou uma parte do patrimônio da Associação.

A mostra nasceu de uma pesquisa feita pela jornalista sobre a participação do seu avô, Waldemar Soares de Almeida, na Força Expedicionária Brasileira, como 3º Sargento do 2º Regimento Motomecanizado. A pesquisa, que já dura oito anos, e foi tema do seu livro reportagem (com o mesmo título da exposição – F.E.B. – Verás que um filho teu não foge à luta), foi também seu trabalho de conclusão de curso na graduação de jornalismo em 2006.