Para atuar em conjunto na área de produção de mudas e reflorestamento ciliar, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, e Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Consórcio PCJ – firmaram acordo de cooperação técnica com esta finalidade.
O objetivo é promover o intercâmbio de informações, experiências, cooperação técnica, desenvolvimento e implementação de programas, atividades e ações conjuntas nos aspectos institucionais, técnicos e operacionais, voltados à produção de mudas de espécies vegetais, reflorestamento, uso e ocupação de solo nas bacias dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari, com a finalidade de promover a gestão dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável nas áreas localizadas na região formada pelas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, preferencialmente no município de Vinhedo.
Entre os trabalhos que deverão ser desenvolvidas estão ações para distribuição de mudas para plantio em áreas públicas e privadas; projetos de sensibilização e capacitação junto aos proprietários rurais; ações de educação e conscientização ambiental.
O acordo prevê a criação de um Grupo Técnico de Coordenação – GTC-Vinhedo – formado por representantes da Prefeitura e do Consórcio PCJ. O grupo ficará responsável por elaborar, anualmente, um plano de trabalho descrevendo as ações que devem ser desenvolvidas, destacando os prazos de execução e os recursos a serem empregados. O acordo tem vigência de 2 anos.
Para formalizar a parceria, o PCJ realizou a doação de 77.804 sementes de espécies nativas, entre elas figueira, cabreúva, pau d´alho, jacarandá, ipê amarelo da serra, cedro rosa, entre outras. As sementes serem mantidas no viveiro municipal para produção de mudas para serem plantadas na cidade. A entrega foi feita pelo coordenador do programa de proteção aos mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Amstalden Valarine ao secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Cássio Capovilla. Também estiveram presentes o biólogo da secretaria, Getúlio Alves Pereira e o diretor da Secretaria Municipais, Geraldo Rodrigues Froes (Cidinho).
PCJ
No início do ano, o prefeito Milton Serafim, também presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas – foi eleito o vice-presidente para assuntos institucionais do Consórcio PCJ, assumindo mais uma função de abrangência regional. “É importante a participação ativa e em conjunto dos municípios para melhorarmos a qualidade de vida da nossa região”, explicou o prefeito Milton Serafim.
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência. A base do trabalho da entidade está na conscientização de todos os setores da sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região, no planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.
Fundado em 13 de outubro de 1989, o Consórcio atua com independência técnica e financeira. A entidade arrecada e aplica recursos em programas ambientais. O poder de decisão cabe ao Conselho de Consorciados.
O Consórcio possui quatro órgãos funcionais: Conselho de Consorciados (prefeitos e representantes de empresas consorciadas), Conselho Fiscal (representantes das câmaras municipais de vereadores), Plenária de Entidades (representantes de entidades da sociedade civil), Secretaria Executiva (equipes técnica e administrativa).
O Consórcio PCJ tem como presidente o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.