Cerimônia de juramento aconteceu nesta sexta-feira, dia 16, no Parque Municipal Jayme Ferragut
Frente a um dos mais importantes símbolos do Brasil, mais de 580 jovens de Vinhedo assumiram na manhã desta sexta-feira, dia 16, o compromisso com a Pátria durante cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e de formalização de dispensa da prestação do serviço militar. A solenidade foi promovida pela Prefeitura de Vinhedo – por meio da Junta Militar – e aconteceu no Ginásio Municipal Antônio Elias, no Parque Municipal Jayme Ferragut.
Prestigiando a cerimônia participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, que levou as palavras do prefeito Milton Serafim ao evento; o 1º tenente e delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, Carlos Alberto Tibaldi; o tenente Marcos José e o subtenente Vilela, que representaram na cerimônia o tenente coronel Sávio Lopes Gil, comandante do 2º B-Log; as secretárias municipais Deise Serafim (Fazenda) e Sílvia Bontemi (Negócios Jurídicos); o presidente da Câmara, Rubens Nunes; o vereador Val Rodashow; o militar Tito Von Zuben, entre outras autoridades militares e municipais.
Levando as palavras do prefeito Milton Serafim à cerimônia, o vice-prefeito Jaime Cruz fez questão de falar aos jovens sobre a relevância da data e sobre como o juramento deve ser refletido no comportamento diário. “Saibam que a construção de uma Pátria melhor e mais digna começa por nós mesmos, com nossas boas atitudes e posturas. Esta fidelidade à Nação aqui assumida hoje ainda começa dentro de nossa própria família com nosso modo de agir e respeito a nossos familiares, que acaba por se tornar um bom exemplo a ser refletido na escola, no trabalho, com nossos amigos e, consequentemente, na sociedade”, disse.
O 1º tenente e delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar ainda elogiou os jovens presentes pelo respeito demonstrado à Pátria em toda a solenidade e que esse é um puro ato de patriotismo, civismo e cidadania. Ainda na cerimônia, Tibaldi agradeceu a Prefeitura pelo excelente e exemplar serviço prestado por meio da Junta Militar em Vinhedo.
Após o juramento, os jovens participaram de uma entrega simbólica do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a carteira de reservista, que foi entregue ao fim da cerimônia a todos os demais jovens vinhedenses da classe de 1995 e anteriores, que foram alistados e dispensados da prestação do serviço militar conforme prescreve o artigo 217, do regulamento da Lei do Serviço Militar.
Ao fim da solenidade e acompanhada de seu filho Raphael Junco, a moradora Sônia Junco fez questão de cumprimentar os militares e autoridades presentes pela bonita cerimônia. “Esta é uma data que não pode passar em branco aos nossos jovens e me senti honrada aqui com as palavras de incentivo que foram ditas e que os valorizam”, falou.
A solenidade
A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, e na qual o cidadão que foi dispensado da prestação de serviço militar inicial assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de que se apresentará imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército.