1o lugar vale uma vaga na seleção brasileira
Campeã da etapa regional de karatê disputada dias 12, 13 e 14 deste mês em Joinville (SC), entre atletas dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, na categoria kata, a karateca da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vinhedo, Vivian Höring, 23 anos, participa nos dias 1,2,3 e 4 de agosto do campeonato brasileiro da modalidade, em Fortaleza (CE).
Vivian fez parte da equipe de Vinhedo que conquistou o título de campeã dos Jogos Regionais onde obteve ouro em kata em equipe, ouro em shiai individual, e prata em shiai em equipe, o que a tornou bicampeã de shiai individual dos jogos.
Ela participa das competições de karatê em duas categorias: kata que é uma luta imaginária, uma sequência específica de golpes; e shiai, que é a luta de competição, onde, aliás, ela conquistou a medalha de bronze em Joinville. Ela é faixa laranja e participa das competições na categoria "kyo abaixo" onde não disputa com faixas roxas, marrons nem pretas. No shiai, existe a divisão por peso.
No começo deste ano ela participou do Campeonato Regional Paulista, conquistando duas medalhas de ouro, uma em kata e outra em shiai. Com essa conquista se classificou para a final do campeonato paulista, onde foi bronze em kata e ouro em shiai.
Na disputa de Fortaleza no começo de agosto, o 1º lugar da competição vale também uma vaga na seleção brasileira de karatê, sonho de Vivian, por abrir as portas para campeonatos internacionais e subir de categoria.
Vivian estuda física na USP, na capital paulista, e optou por essa arte marcial pela calma, disciplina e autocontrole que ela traz. Praticou um ano de judô quando criança e, em maio de 2011, na busca de uma atividade física para contrabalançar o esforço mental dos estudos, conheceu as escolinhas da prefeitura e o Sensei Jefferson Cruz, com quem fez uma aula experimental de karatê e se apaixonou logo de cara.
“Foi uma grande surpresa quando o Sensei Jefferson, professor da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vinhedo, me chamou para participar do campeonato classificatório do paulista, minha primeira competição, no começo de 2012. A surpresa foi ainda maior quando consegui conquistar duas medalhas e a classificação para a final do paulista e ir para o brasileiro no meu primeiro ano de competição”, disse.
Vivian participa de vários campeonatos com esforço e dedicação e está feliz com os resultados alcançados. “Tenho o apoio e incentivo dos meus familiares e agradeço a Prefeitura de Vinhedo a viabilização da participação nos campeonatos brasileiros, além das melhorias feitas no Centro de Excelência Esportiva, local de treinamento das artes marciais”, disse.