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JUL
24
24 JUL 2013
Assistência social indica melhoras de gestão com o uso do SIM Vinhedo Digital
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Setor tem feito bom aproveitamento das facilidades digitais disponibilizadas pela Prefeitura e aprimorou forma de atender e de entender seu público-alvo

Modernizar para ampliar a abrangência e aprimorar a gestão social com enfoque no pleno atendimento ao cidadão. Com base nesta premissa, que também faz parte de uma cidade digital, a Prefeitura de Vinhedo informatizou todo o atendimento da rede socioassistencial ao morador que esteja em situação de vulnerabilidade, a fim de fortalecer na cidade a garantia de seus direitos sociais, o enfrentamento de situações de pobreza e a correção de graves violações de direitos, que ocasionam risco e comprometem os convívios familiar e comunitário.

Segundo o prefeito Milton Serafim, esta modernização no atendimento social só foi possível no município a partir das ferramentas tecnológicas que foram criadas com o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital. “Com tantos recursos tecnológicos que criamos não poderíamos ficar parados no tempo, sobretudo ao saber que estes nos permitem criar perspectivas muito mais ampliadas e de atenção integrada à família em situação de vulnerabilidade. Optamos, então, por evoluir e adotar em Vinhedo um processo informatizado e estruturado ao atendimento do morador pelo SIM e modernizamos, para tanto, toda a forma de gerir os serviços deste segmento na esfera pública”, disse.

O SIM – que é uma iniciativa da Prefeitura para transformação do município em cidade digital – permitiu à Secretaria Municipal de Assistência Social contar com um novo sistema informatizado de atendimento ao morador e que tem como base a consolidação da política da assistência social dentro da realidade local. Antes desta informatização, todo o atendimento do munícipe era feito e preenchido manualmente, para depois ser arquivado em pastas suspensas. “As fichas cadastrais, por exemplo, eram preenchidas manualmente pela equipe e a atualização de dados era feita com documentos anexados aos prontuários, aumentando o uso de papel e de espaço nos arquivos”, indicou uma das profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, a assistente social Paula C. Alves, que trabalha com a gestão de benefícios e programas de transferência de renda.

Contudo, para usufruir dos benefícios possíveis com a modernização sistêmica à gestão social, a Prefeitura ainda teve que criar estrutura tecnológica em todas as unidades de atendimento, investindo na aquisição de equipamentos digitais. “Em 2009, para se ter ideia, os profissionais da área social mal tinham computadores ao trabalho diário, mas com os investimentos maciços que foram feitos pela administração municipal este antigo cenário foi superado”, indicou o secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi, que acompanha a implementação do SIM desde sua concepção em 2009.

Reforçando os avanços o secretário municipal de Administração, José Pedro Cahum, também indicou que somente com estes investimentos em estrutura física e sistêmica se tornou possível permitir que todos os profissionais da área social tenham, hoje, com os equipamentos e recursos necessários ao uso do sistema informatizado de atenção ao morador, em prol ao seu pleno atendimento.

Ainda a partir da informatização da área social, o acesso aos dados do usuário dos serviços sociais pelos profissionais da pasta é feito em ambiente on-line, respeitando as regras de confidencialidade. O uso digital também permitiu mais agilidade ao atendimento do morador, independentemente da unidade social que procure em Vinhedo; e a troca de dados entre as áreas de proteção social básica, de média e alta complexidade.

Benefícios

A partir da modernização do atendimento social pelo SIM Vinhedo Digital, cada morador – assim que procura o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Serviço de Atendimento à Família (SAF) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – passou a ter um prontuário único de atendimento e no qual constam todas as suas informações e de seu grupo familiar. “Com as informações consolidadas pelo SIM visualizamos o cidadão hoje dentro de um cenário muito mais abrangente. Isso, aliás, nos permite compreendê-lo de forma cada vez mais refinada, adequando-nos à sua real demanda e ao atendimento de suas necessidades de forma global e envolvendo, ainda, todas as demais áreas de atenção ao munícipe ao seu pleno atendimento, tais como saúde, educação, esportes e lazer, cultura, emprego, etc.”, falou a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim.

A unificação dos dados do prontuário eletrônico é fomentada pelo Cadastro Técnico Municipal (CTM), banco de dados oficial da Prefeitura e que ainda possibilita à pasta obter relatórios estatísticos confiáveis, que a ajuda identificar e planejar as ações de intervenção necessárias dentro das particularidades do morador e no território em que reside. “Alinhando os dados à política de assistência social isso nos norteia, ainda, dentro do que está previsto no orçamento público e em sua melhor utilização, além de fomentar a construção renovada de políticas públicas que efetivam os direitos cidadãos de forma integrada, direcionando as ações, quando preciso, às regiões de acordo com as vulnerabilidades identificadas”, indicou Claudineia.

Outros pontos positivos, possíveis a partir a informatização da área social com o SIM e indicados pelos profissionais que atuam nas unidades de atendimento social, foi a nova forma de tratamento dos dados dos usuários atendidos, que agora podem ser filtrados à elaboração de relatórios aprimorados e que norteiam as ações de acordo com cada demanda; além de maior centralidade de informações da família pelo prontuário on-line e a melhor identificação dos grupos familiares e de seus membros à execução dos serviços pontuais. “A partir do SIM toda a ação realizada junto ao usuário e à família deve ser registrada no prontuário eletrônico, tornando o acompanhamento integral muito mais fácil. Além disso, ainda nos permite hoje analisar as informações de território e verificar em qual região ou bairro é necessário potencializar determinadas ações sociais. Um grande progresso para o servidor público e, sobretudo, à família atendida”, indicou a assistente social Paula C. Alves.

Confidencialidade dos dados

A partir da informatização do atendimento social, cada profissional da pasta tem um nível de acesso aos dados e de preenchimento das informações relacionadas ao morador atendido, sempre respeitando a confidencialidade das mesmas. No prontuário eletrônico da família está contemplado o local em que foi ou é atendida, qual é profissional de referência, além de outros dados que ajudam a definir o perfil do grupo familiar e a produzir dados quantitativos e qualitativos que fortalecem a gestão do trabalho de todos os serviços da secretaria.

Com as informações digitalizadas e unificadas, a Secretaria indicou, ainda, que ganha mais agilidade e eficiência à articulação de outros serviços à família, conhecendo e realizando com mais destreza o acompanhamento das vulnerabilidades apresentadas.

CTM

O CTM é o banco de dados unificado que a Prefeitura de Vinhedo estruturou com base nas informações utilizadas em cada área de atendimento público municipal. Por sua qualidade, é agora a fonte oficial para consulta de dados dos moradores em todos os serviços que procuram em Vinhedo. Por sua padronização, o CTM evita a duplicidade de seus dados e permite ao morador ter uma identificação única em todas as repartições públicas, fator que permite à Prefeitura ter um conhecimento muito mais real de suas demandas e que agrega consideravelmente na estruturação de novas políticas públicas.

SIM Vinhedo Digital

Criado no terceiro ano de gestão do prefeito Milton Serafim, em 2009, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque no pleno atendimento ao cidadão, permitindo à administração municipal disponibilizar várias facilidades digitais aos moradores, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.

Além de ofertar aos munícipes vários serviços de atendimento e que podem, agora, ser acessados pela internet na forma de governo eletrônico (e-Gov) pelo site da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), o SIM Vinhedo Digital ainda possibilita a inclusão infossocial da população, permitindo levar para mais de 70% dos moradores – com a ajuda da Infovia Municipal – acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.

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