A Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo ede Educação, em parceria com o Detran, iniciou nesta terça, 21, ações intensivas de conscientização, com alunos da EM Magdalena Lébeis, para redução de acidentes de trânsito em apoio ao movimento Maio Amarelo.
“É muito importante trabalhar essas questões com as crianças, vê-las tão curiosas com essa novidade e ao mesmo tempo interessadas em aprender como usar corretamente o trânsito nos mostra que estamos no caminho certo. Lá na frente iremos perceber o resultado de uma ação como esta”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
A marca do movimento Maio Amarelo é a prevenção de acidentes. Segundo o Denatran, ao usar o celular no trânsito, o motorista aumenta em 400% o risco de se envolver em uma colisão. Essa atitude é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Para trabalhar essas questões e formar, desde já, bons condutores ao volante, o Departamento de Trânsito criou um percurso em lona, simulando um trajeto viário com sinalizações verticais e horizontais,lombada, faixa de travessia de pedestre, calçada, estacionamento regulamentado para uso exclusivo de escolares, deficiente, semáforoe, sete veículos de papelão, para percorrer todas as escolas municipais de Vinhedo.
Nesta primeira visita, o prefeito Jaime Cruz e os secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Juliano Ferragut, de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz, de Serviços, Márcio Melle e representantes da Secretaria de Educação prestigiaram a primeira aplicação prática do projeto. As crianças dos primeiros anos foram escolhidas para serem condutores e pedestres, simulando no percurso fictício, situações corriqueiras do dia a dia no trânsito.
Enquanto uma agente advertia aqueles que praticavam irregularidades, outra orientava um a um o que deveria ser feito naquela situação inusitada. Eles aprenderam brincando o certo e o errado ao pilotar um veículo.
Dentro do projeto de conscientização, foi criado também oCNH Mirim e Multa Mirim. Cada aluno que completou o trajeto recebeu a CNH como reconhecimento da participação e contribuição com a campanha. Já o talonário de multasservirá para que as crianças coloquem em prática todo o conhecimento adquirido durante a ação e repliquem aos seus responsáveis a necessidade de preservar a vida respeitando as regras do trânsito. Esta ação se estenderá também às escolas particulares e estaduais, caso as instituições manifestem interesse junto à Secretária de Transportes.
“Eu aprendi que tem que obedecer ao trânsito. Quando eles (os pais) fizerem alguma coisa errada, eu vou dizer que não é assim que se faz”, enfatizou a pequena Maria Luiza Macienti, de 6 anos.
Além do trabalho desenvolvido com as crianças, serão realizadas aindadivulgações nos semáforos com materiais ilustrativos da campanha, disponibilizados pelo Detran, durante todo o mês de maio até setembro, quando se comemora o Dia do Trânsito.
Movimento Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza,a cor amarela foi escolhida para representar a campanha por simbolizar no semáforo a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
A campanha deste ano vem com o tema:
“Me ouça.
Ouvir o conselho de quem te ama faz todo sentido”.