Crianças receberão CNH Mirim e aplicarão multas simbólicas aos responsáveis que praticarem infrações
A Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Transportes e Defesa Social ede Educação, em parceria com o Detran, realizará ações intensivas de conscientização, com alunos da Rede Municipal, para redução de acidentes de trânsito em apoio ao movimento Maio Amarelo.
“Nosso foco é mostrar para a população o quanto um veículo mal conduzido pode ser perigoso, o que muitas pessoas não enxergam e acabam cometendo imprudências no trânsito. Conscientizando as crianças de forma efetiva, nós também alcançamos os pais”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
A marca do movimento Maio Amarelo é a prevenção de acidentes. Segundo o Dentran, ao usar o celular no trânsito, o motorista aumenta em 400% o risco de se envolver em uma colisão. Essa atitude é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Para trabalhar essas questões e formar, desde já, bons condutores ao volante, a Secretaria de Transporte criou um percurso em lona, simulando um trajeto viário com sinalizações verticais e horizontais,lombada, faixa de travessia de pedestre, calçada, estacionamento regulamentado para uso exclusivo de escolares, deficiente, semáforoe, sete veículos de papelão, para percorrer todas as escolas municipais de Vinhedo.
Em cada visita, a equipe simulará com os pequenos situações corriqueiras do trânsito, onde eles serão protagonistas, tanto como motoristas, quanto pedestres e desta forma aprenderão, de forma lúdica, aimportância do conhecimento e respeito às regras de circulação, principalmente em locais de grande fluxo de pedestres e crianças.
Dentro do projeto de conscientização, foi criado também oCNH Mirim e Multa Mirim. Cada aluno que completar o trajeto fictício receberá a CNH como reconhecimento da participação e contribuição com a campanha. Já o talonário de multasservirá para que as crianças coloquem em prática todo o conhecimento adquirido durante a ação e repliquem aos seus responsáveis a necessidade de preservar a vida respeitando as regras do trânsito. Esta ação se estenderá também às escolas particulares e estaduais, caso as instituições manifestem interesse junto à Secretária de Transportes.
Além do trabalho desenvolvido com as crianças, serão realizadas aindadivulgações nos semáforos com materiais ilustrativos da campanha, disponibilizados pelo Detran, durante todo o mês de maio até setembro, quando se comemora o Dia do Trânsito.
Movimento Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza,a cor amarela foi escolhida para representar a campanha por simbolizar no semáforo a atenção, sinalização e advertência no trânsito.
A campanha deste ano vem com o tema:
“Me ouça.
Ouvir o conselho de quem te ama faz todo sentido”.