Ação foi promovida em posto de atendimento da rede Frango Assado e fez parte das atividades contidas no programa Estrada para a Cidadania
Doze estudantes do 5º ano de ensino fundamental I da Escola Municipal (EM) Abel Maria Torres, da Prefeitura de Vinhedo, estiveram na manhã de terça-feira, dia 4, em um posto de atendimento da rede Frango Assado, próximo a São Paulo, na Rodovia dos Bandeirantes, para participar de uma blitz educativa. A ação fez parte das inúmeras atividades previstas dentro do programa Estrada para a Cidadania, adotado na Rede Municipal de Ensino de Vinhedo junto aos alunos dos 4º e 5º anos.
A participação dos estudantes de Vinhedo na ação visou incentivar entre eles o exercício prático de seu papel cidadão e estimulá-los a serem ativos na disseminação de boas práticas. “É importante que as crianças e jovens participem de ações como essa, que o colocam em papel de destaque e que ajudam a perceber, na prática, o quanto podem colaborar na construção de uma sociedade cada vez melhor!”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Assim que chegaram ao posto de atendimento, acompanhados por seus professores e pela diretora da EM, professora Josemi Coelho Martins da Silva; as crianças foram recepcionadas pelos personagens Lucas e Luiza, que ilustram os materiais do programa e que são trabalhados em sala de aula. Em seguida, foram orientadas sobre como poderiam colaborar à conscientização dos motoristas e levaram mensagens de segurança no trânsito aos visitantes do espaço, entregando também sementes de ipê e um lixo para carro. “Os alunos realmente aproveitaram e passaram muito bem as mensagens positivas em seu contato monitorado com os visitantes. Assim que perceberam o efeito de sua ação, as crianças se sentiram ainda mais motivadas a disseminar boas práticas no trânsito e se divertiram bastante. O rendimento foi muito positivo, sem dúvida”, disse a diretora da EM.
Depois da atividade, os alunos lancharam no local e fizeram uma oficina de dobraduras. Na oportunidade também conheceram uma ambulância de resgate da CCR AutoBAn, os equipamentos utilizados e souberam mais sobre o que os profissionais fazem no momento de um acidente, durante o socorro de uma vítima. Os alunos retornaram à escola por volta das 12 horas. Em toda a atividade educativa, os alunos estiveram acompanhados de seus professores e de colaboradores da concessionária, que é idealizadora da iniciativa. Também acompanhou a ação a coordenadora de ensino fundamental I da Rede, professora Ana Estela Pafaro da Costa e Silva.
O programa
Aderido há vários anos na Rede Municipal de Ensino, o Estrada para a Cidadania é ofertado aos alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais por meio de parceria que a administração municipal mantém com a CCR AutoBAn. “Firmamos parcerias deste tipo na Rede Municipal de Ensino porque nos ajudam a ampliar o oferecimento de atividades que em muito complementam a formação de nossos alunos”, defendeu o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
Com o auxílio deste programa educativo, há a promoção de várias atividades junto aos estudantes, dentro e fora de sala de aula, que são realizadas a fim de disseminar entre o público escolar valores e atitudes que valorizam e demonstram respeito à vida, à cidadania e que reforçam atitudes seguras no trânsito. Participam atualmente do programa em Vinhedo mais de 1,5 mil alunos, matriculados nos anos abrangidos pela iniciativa. O programa ainda contempla a promoção de oficinas de capacitação periódicas aos educadores que lecionam nestes anos de estudo nas unidades escolares municipais.