Durante a tarde desta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Vinhedo, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), divisão da Guarda Civil Municipal, fez a soltura de um veado catingueiro na região da Represa III. A reintegração à natureza ocorreu após um curto período de reabilitação na ONG Mata Ciliar.
“Essa é uma das ações que temos desenvolvido em Vinhedo em prol do bem estar animal. Há alguns meses fizemos a soltura de vários animais em parceria com a ONG Mata Ciliar e agora devolvemos à natureza esse veado catingueiro que tivemos a sorte de socorrer logo após o acidente”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
O veado catingueiro foi atropelado na região do Cristo, no último domingo, e encontrado com algumas escoriações pela equipe do GAPA após solicitação de morador. Devido ao susto, o animal foi encaminhado para a Mata Ciliar, em Jundiaí, onde recebeu atendimento médico. Por se tratar de ferimentos leves, sem necessidade de curativos, os veterinários optaram por deixar que o bichinho se recupere na própria natureza.
Por meio deste convênio entre a Prefeitura e a Mata Ciliar, qualquer animal silvestre que estiver ferido e precisar ser monitorado é encaminhado à entidade, o que pode ser feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão. Além disso, a ONG também faz a instrução e treinamento dos GCMs para lidar com esses animais durante o transporte.