Na manhã desta quinta-feira, 2, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma apresentação na Câmara de Vereadores com importantes informações e esclarecimentos sobre a Rede Municipal de Ensino, confirmando a qualidade do serviço que é oferecido aos estudantes vinhedenses.
“Com uma Rede Municipal de Ensino que atende mais de 10.400 alunos, Vinhedo é reconhecida como uma das melhores cidades do Brasil na área de Educação. Essa apresentação foi importante para demonstrarmos mais uma vez os investimentos que já fizemos e os que ainda iremos fazer, afinal, Educação é nossa prioridade”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
O secretário de Educação, Gilberto Lorenzon, conduziu a apresentação aos vereadores Edu Gelmi (presidente da Câmara), Nil Ramos, Rubens Nunes e Valdir Barreto, juntamente com demais representantes da Secretaria de Educação.
Foram relembradas diversas ações realizadas nos últimos meses e que têm ajudado na melhoria contínua da Rede Municipal de Ensino. Em dezembro de 2017, Vinhedo passou a ter Sistema Municipal de Ensino, regulamentado pela Lei Municipal nº 3.802, permitindo criar propostas pedagógicas, calendários e regimento escolar de acordo com a necessidade do município.
Em 2018, a Prefeitura realizou a implantação de câmaras de monitoramento em cerca de 90% das unidades escolares. Essa ação ajudou a reduzir 100% das invasões nas escolas, proporcionando mais segurança para equipes gestoras, professores e alunos.
Também no segundo semestre de 2018, a Prefeitura realizou diversas reformas e melhorias nas unidades escolares, como a ampliação de salas, cobertura de quadras de esportes, limpeza de telhado, pintura, troca de telhas, tomadas e lâmpadas.
E os investimentos seguiram no ano de 2019. No mês de abril, foram adquiridos 1.200 jogos compostos por carteiras e cadeiras para atender as unidades de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Também no mês de abril, o município deu um passo importante que trará muitos benefícios a estudantes, professores e gestores da área educacional, que é a criação da Ceformi – Central de Formação e Mídias. O projeto foi desenvolvido por professores da Rede Municipal de Ensino e tem como objetivo viabilizar projetos educacionais e auxiliar na formação de alunos e professores, além de servir também de orientação para os pais.
“Cada atividade realizada na Rede Municipal de Ensino tem um objetivo pedagógico que é trabalhado desde a Educação Infantil. Hoje focamos no ensino das habilidades que o cidadão do Século XXI precisa ter para enfrentar o mundo moderno, que avança mais em tecnologia a cada segundo”, explicou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.