15 ABR 2013
Vacina contra Gripe está disponível até o dia 26 nas Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo

Sábado é o Dia da Mobilização Nacional. Público alvo poderá procurar a unidade mais próxima das 8h às 17h

Cerca de 12 mil pessoas devem ser vacinadas em Vinhedo durante a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que ocorre até o dia 26 de abril. A meta da Secretaria de Saúde da Prefeitura é imunizar pelo menos 80% do público alvo da campanha que é formado por gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), crianças de 6 meses a 2 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas (com apresentação da prescrição médica).

A vacina contra influenza estará disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com seu horário de funcionamento, no decorrer da campanha. No dia 20, data da mobilização nacional para vacinação contra influenza, quatro unidades de saúde funcionarão no sábado, das 8h às 17h.

“Moradores de Vinhedo que fazem parte do público alvo da campanha não devem perder a oportunidade de serem imunizados gratuitamente na campanha. A prevenção ainda é o mecanismo mais eficaz para se prevenir doenças”, disse o prefeito Milton Serafim

Vacinação em casa para acamados

A Secretaria der Saúde realiza o agendamento de idosos acamados, maiores de 60 anos, ou pessoas que apresentam dificuldade de locomoção (que fazem parte do grupo prioritário), para serem vacinados em casa durante a campanha.

Os responsáveis pelos acamados devem comparecer pessoalmente à Unidade Básica de Saúde mais próxima, no horário de funcionamento de cada posto, para informar os dados pessoais, telefone e endereço da pessoa que receberá a imunização.

Informações no Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde pelo telefone 3876-6777.

Campanha de Vacinação contra a Gripe

De 15 a 26 de abril

Unidade Básica de Saúde Endereço Horário de Funcionamento
UBS Vila Planalto 7h30 – 19h Rua Brasília, 273, Vila Planalto
Policlínica da Capela 7h30 – 19h Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90, Capela
CASM – Centro de Atenção á Saúde da Mulher 7h30 – 19h Rua Juliana Von Zuben Degelo, s/nº, ao lado da Policlínica
UBS Von Zuben 7h30 – 16h Rua Primeiro de Maio, s/nº, Jardim Von Zuben – Capela
UBS Casa Verde 7h30 – 16h Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde
UBS Vila João XXIII 7h30 – 16h Rua Artur Biancalana, 120, Vila João XXIII
Centro Médico do Jardim São Matheus 7h30 – 16h Av. Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus
UBS Três Irmãos 7h30 – 16h Rua Agenor Gallo s/nº, Jardim Três Irmãos-

Dia da Mobilização Nacional

Data: 20 de abril

Local:

– Vila Planalto

– Policlínica da Capela

– Centro Médico do Jardim São Matheus

– UBS Vila João XXIII

Ministério da Saúde Pacientes cujas doenças crônicas tem indicação para a vacina
Categoria Indicações
Doença respiratória crônica Asma em uso de corticóides inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);

DPOC;

Bronquioectasia;

Fibrose Cística;

Doenças Intersticiais do pulmão;

Displasia broncopulmonar;

Hipertensão arterial Pulmonar;

Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doença cardíaca crônica Doença cardíaca congênita;

Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;

Doença cardíaca isquêmica;

Insuficiência cardíaca.
Doença renal crônica Doença renal nos estágios 3,4 e 5;

Síndrome nefrótica;

Paciente em diálise
Doença hepática crônica Atresia biliar;

Hepatites crônicas;

Cirrose
Doença neurológica crônica Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica;

Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;

Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;

Deficiência neurológica grave
Diabetes Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos
Imunossupressão Imunodeficiência congênita ou adquirida

Imunossupressão por doenças ou medicamentos