Serviço de proteção social básica da Prefeitura de Vinhedo atende crianças de seis a 12 anos nos períodos contrários aos da escola
A celebração da Páscoa já começou a ser festejada de forma muito saborosa pelas 51 crianças, entre seis e 12 anos, atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Clube da Criança, da Prefeitura de Vinhedo, na região da Capela. Isso porque nos períodos da manhã e da tarde dessa quinta-feira, dia 28, os participantes do serviço receberam ovos de chocolate por meio de uma doação feita pela Casa da Amizade, pertencente à Associação das Senhoras de Rotarianos de Vinhedo.
A entrega foi feita pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, Claudete Palaro, que também representou na data as integrantes da Casa da Amizade. Os ovos de chocolate foram recebidos com muita alegria pelas crianças que são atendidas pelo serviço, que fica na Rua Opala e ao lado do Centro de Educação Infantil (CEI) Saci-pererê, no Jardim Bela Vista. “O serviço foi escolhido para receber a doação, pelo segundo ano consecutivo, por ser bastante sério e por desenvolver atividades que promovem mais qualidade de vida às crianças que residem na região da Capela. Também esperamos que os ovos de chocolate deixem a Páscoa das crianças ainda mais gostosa e que possam aproveitá-los com toda a família”, falou Claudete.
Presente na entrega, a secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, agradeceu a doação feita pela Casa da Amizade e a solidariedade demonstrada por suas participantes, que em muito alegraram as crianças atendidas pelo serviço. Também participaram da entrega profissionais que atuam no projeto e a gerente da proteção social básica da Prefeitura, Raquel Cristina Serranoni da Costa.
Ainda nessa quinta-feira, dia 28, os atendidos pelo projeto nos dois períodos ainda puderam participar de atividades recreativas especiais, que trataram os aspectos relacionados à celebração da data.
O projeto
Promovido pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Clube da Criança é um serviço social de proteção básica voltado ao atendimento de crianças de seis a 12 anos. “O serviço visa oferecer um local estruturado e seguro para que as crianças não fiquem sozinhas em suas casas ou em locais que não sejam adequados ao seu desenvolvimento psicossocial saudável, no horário contrário ao da escola”, explicou a secretária municipal da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Quase sempre, as crianças participantes do Clube da Criança são membros de grupos familiares que não têm com quem deixar seus filhos por estarem no trabalho ou de famílias que precisam do apoio público em razão de alguma situação que comprometa sua possibilidade de zelar pelos jovens no contraturno escolar. Durante a permanência na iniciativa, os participantes obedecem uma rotina pré-estabelecida, que inclui horário específico para as brincadeiras, ações socioeducativas, esportivas e para fazer o dever de casa, entre outras.
A inclusão no serviço é feita por meio da rede socioassitencial municipal. Em outras regiões da cidade, nos bairros Nova Vinhedo e Vila João XXIII, o serviço é executado de forma indireta – com o financiamento da Prefeitura, pelo Selando parcerias – pela Associação de Responsabilidade Cristã e Assistencial (Arca) e pela Associação Filantrópica de Esperança para Todos (Afeto).