Administração municipal reciclou 59 quilos de materiais de redes de cabeamento estruturado; materiais foram substituídos por novo cabeamento da Infovia Municipal
A Prefeitura de Vinhedo recebeu na tarde de quarta-feira, dia 27, mais um reconhecimento por sua conduta responsável e que ajuda a preservar o meio ambiente: o certificado Green IT. Conferido à administração municipal, o certificado reconheceu o empenho da Prefeitura em ter corretamente feito o descarte de 59 quilos de materiais de redes de cabeamento estruturado (dados, telefonia e dos resíduos remanescentes), que foram recentemente substituídos nos prédios públicos municipais após a interligação dos espaços à nova rede de cabeamento óptico que integra a Infovia Municipal.
A Infovia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, é uma estrutura de transmissão de dados de alta velocidade viabilizada pela administração municipal no último ano e que contempla mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico e mais de 70 antenas de transmissão via rádio. A Infovia interliga todos os prédios públicos de atendimento à população e também faz parte do Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, que tem transformado o município em cidade digital. “Com a instalação da Infovia modernizamos, padronizamos e conseguimos unificar em uma rede de transmissão de dados todos os prédios da administração pública, a fim de tornar mais rápida a troca de informações entre as pastas e, assim, tornar mais eficiente a forma de bem atender a população de Vinhedo nos serviços públicos que procura diariamente”, falou o prefeito Milton Serafim.
O certificado Green IT foi recebido pelo secretário municipal de Administração, José Pedro Cahum, que também é membro do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), do SIM Vinhedo Digital; pelo diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Vinhedo, Marcel Santos; e entregue pelo gerente da Furukawa Industrial, Ednei Batista da Cruz; e pelo diretor da empresa k3m, Ivan Girsas.
Graças ao seu comprometimento com o meio ambiente, a Prefeitura de Vinhedo conseguiu garantir a reciclagem de 59 quilos de materiais de redes de cabeamento estruturado e evitar que 29,5 quilos de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais, fato reconhecido com o certificado Green IT. “Com a correta destinação, a Prefeitura de Vinhedo mostrou sua consciência ambiental e ainda colaborou na redução da extração de 5,6 toneladas de minério de cobre e o consumo de 564 kWh, energia que é suficiente para abastecer quatro residências durante um mês”, disse o representante da Furukawa, Ednei Batista da Cruz.
Ainda segundo Cruz, poucas são as empresas brasileiras que se preocupam em destinar corretamente seu lixo eletrônico e parabenizou a Prefeitura de Vinhedo por ser um órgão público que já tem essa consciência e por ter exigido em processo licitatório para a correta reciclagem ou descarte do material substituído.
Em resposta, o secretário municipal de Administração disse que a gestão do prefeito Milton Serafim é realmente empenhada em colocar em prática ações que ajudam na preservação e na recuperação do meio ambiente. “Agradeço, em nome da Prefeitura de Vinhedo, o recebimento dessa honraria, que vem a somar com as demais ações que promovemos em prol ao meio ambiente e que também agregam às ações que promovemos dentro do programa Município Verde Azul”, disse o secretário municipal de Administração.
O Município Verde Azul, do governo estadual, também destaca ações benéficas ao meio ambiente e confere certificado de reconhecimento aos municípios paulistas que desenvolvem ações na área ambiental. Em 2012, Vinhedo recebeu novamente a certificação e se manteve como a primeira colocada em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC) nesse segmento, além de ter superado seu próprio desempenho. Vinhedo participa do programa desde 2009.
Exigência
A destinação correta do material foi uma exigência feita pela Prefeitura de Vinhedo no edital de pregão nº 116/2012, em que requereu a contratação de empresa especializada na construção e na integração de um sistema de rede lógica por meio de cabeamento óptico, relacionado à execução do serviço de instalação da Infovia Municipal e que contemplou a instalação de rede de cabeamento estruturado em todos os prédios municipais.
A exigência feita pela administração municipal também atendeu à Lei nº 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e determinou como fator obrigatório de participação das empresas interessadas a existência de um sistema de logística reversa para retirar o material substituído e o correto tratamento dos resíduos provenientes do descarte dos produtos do cabeamento estruturado. “A Prefeitura de Vinhedo é bastante consciente quanto à preservação do meio ambiente e, somando às ações que promove nesse sentido, exigiu às empresas para que o material reciclado tivesse a correta destinação e com os devidos cuidados para zelar pelo meio ambiente”, reforçou o secretário municipal de Administração, José Pedro Cahum.