Unidade escolar é a primeira a receber o programa no município; EM Abel Maria Torres será próxima unidade de ensino da Prefeitura de Vinhedo a adotar iniciativa e a oferecer atividades aos alunos no contraturno escolar
A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesse mês as atividades pelo programa Mais Educação na Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, no bairro Capela. A unidade, que atende 925 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, é a primeira do município a receber a iniciativa, que é focada na oferta de atividades que ajudam a adotar a educação em período integral a partir do desenvolvimento de várias atividades de acompanhamento aos alunos nas áreas pedagógica, cultural, artística, de esportes e lazer, geralmente ofertadas no contraturno escolar.
As primeiras oficinas do programa na EM Professor André Franco Montoro, já disponibilizadas aos alunos, são as de língua portuguesa (letramento), que acontece às terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde; e a esportiva, de futsal, que acontece aos sábados pela manhã e aos domingos, nos períodos manhã e tarde, na quadra da própria escola. “Optamos por aderir na cidade o ‘Mais Educação’ para oferecer aos alunos a oportunidade de participarem, dentro de sua unidade de estudo e com seus colegas, de atividades que despertem seu interesse, que possam ser bem aproveitadas em sua formação pessoal e agregar, assim, ao conhecimento escolar. Com a iniciativa também caminhamos à viabilização da educação em período integral na Rede”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Outras quatro oficinas do programa são estruturadas atualmente para serem disponibilizadas, em breve, aos alunos da unidade. Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, as novas oficinas serão as de matemática, horta (em que os alunos aprenderão formas de cultivo e de construção de canteiros, épocas de plantio, compostagem, técnicas de conservação do solo e maneiras de preparar as hortaliças colhidas); de jornal (em que os estudantes poderão exercitar sua visão crítica, aperfeiçoar a prática escrita e suas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal); e a de musicalização, com o estudo de instrumentos de sopro na fanfarra da escola. “As atividades serão ofertadas conforme o interesse e a necessidade dos alunos e tendem a crescer conforme as demandas verificadas na própria unidade de ensino. Fazemos isso para que todos os estudantes realmente possam se identificar e se sintam instigados e estimulados a participar das oficinas”, falou vice-prefeito e secretário municipal da pasta.
Expansão do programa em Vinhedo
Pela Rede Municipal de Ensino, a próxima escola municipal a receber a iniciativa será a EM Abel Maria Torres, no bairro Caixa D’Água. A EM tem cerca de cem alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental I. “A nossa expectativa é que, já a partir de 2014, o ‘Mais Educação’ possa ser gradativamente implantado nas demais escolas que atendem estudantes de ensino fundamental e que a oferta das atividades amplie gradativamente e que atendam aos interesses dos alunos de cada unidade da Rede”, disse Jaime Cruz.
No momento, a EM passa pelo processo de adesão ao programa e já se estrutura para oferecer aos alunos, no contraturno escolar, três oficinas: de acompanhamento pedagógico (matemática e letramento), de cultura e artes, por meio de um trabalho de recreação que estimulará os alunos a aprenderem técnicas de reciclagem e sucata; e de cultura digital. Ainda na cidade, o Ministério da Educação (MEC) informou que também deve receber, em breve, o programa a Escola Estadual Patriarca da Independência.
Pioneirismo
Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Vinhedo, Hortolândia e Campinas foram as primeiras cidades a adotarem o programa na rede pública municipal, que é focado na disponibilização de educação integral a partir do desenvolvimento de várias atividades de acompanhamento aos alunos nas áreas pedagógica, cultural, artística, de esportes e lazer.