Ação será promovida em parceria com a Polícia Militar e com o Conseg; capacitações acontecerão nos próximos dias 26 e 27
A Guarda Civil Municipal de Vinhedo – vinculada à Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – promoverá uma capacitação inédita e focada em segurança para vigias e porteiros de condomínios residenciais, em parceria com a Polícia Militar (PM) e com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Vinhedo. A qualificação acontecerá nos próximos dias 26 e 27, das 13 horas às 17h30, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi). Cerca de cem pessoas devem participar da formação.
O curso, que será gratuito, abordará temas e estratégias que podem ser adotadas na rotina dos profissionais que atuam neste setor, incluindo as formas de acionamento das forças de segurança, comportamento em momentos de crise e práticas e atuações de caráter preventivo. A capacitação será ministrada conjuntamente pelo diretor de segurança da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, Márcio L. Aprígio; pelo comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir A. Cruz; e pelo 1º Tenente do Batalhão da PM em Vinhedo, Fábio Azevedo.
Segundo o secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, a administração do prefeito Milton Serafim tem intensificados seus esforços na promoção de ações com enfoque preventivo e, dentro deste contexto, a iniciativa será bastante benéfica por envolver mais integrantes da sociedade em atividades que podem somar à promoção de mais segurança pública. “Quanto mais ações ativas e com enfoque preventivo promovermos, inclusive unindo os diversos agentes que integram a sociedade local, mais eficiente se tornará o trabalho de combate à criminalidade e, consequentemente, mais será possível colaborar à promoção da qualidade de vida da população”, disse.
Para verificar o interesse em receber este tipo de treinamento, a proposta da capacitação foi apresentada aos síndicos dos condomínios residenciais e aos profissionais que atuam neste setor em reunião promovida no último dia 6 e que foi conduzida por representantes da Guarda Civil Municipal, da PM e do Conseg.
Envolvendo a comunidade local
Esta capacitação somará com a atual implementação em Vinhedo do projeto-piloto intitulado Vizinhança solidária, que iniciou no último dia 2 no bairro Altos do Morumbi e que deve iniciar ainda nos próximos meses em outras duas localidades: nos bairros Jardim Mirian e Vila Planalto. O Vizinhança Solidária tem caráter voluntário e, no município, conta com o total apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Guarda Civil Municipal. Adota como filosofia a união dos moradores de determinada localidade para que possam aderir em sua rotina diária a prática de ações que ajudam a tornar o policiamento preventivo mais eficiente. Desta forma, resgata o entrosamento entre vizinhos e visa estabelecer um vínculo solidário entre eles, enfocando o combate da criminalidade e a busca conjunta de propostas que ajudam a elevar a qualidade de vida. As atividades contempladas pelo projeto ainda envolvem a participação da comunidade na elaboração de ações de análise de risco, que, consequentemente, podem auxiliar na estruturação de planos de prevenção e de rápida comunicação de ocorrências suspeitas às forças policiais.