Estudantes do ensino fundamental já começam o calendário escolar deste nível de atendimento; crianças da educação infantil participam de atividades especiais de acolhimento e adaptação aos novos espaços
Tiveram início nesta segunda-feira, dia 18, as aulas das novas unidades de ensino da Prefeitura de Vinhedo. Na Escola Municipal (EM) Professora Darci Ana Dêgelo Briski, no bairro Centro, os alunos do 6º ao 8º ano de ensino fundamental II já iniciaram suas atividades no período da manhã. A unidade fica na instalação totalmente revitalizada pelo executivo e que atendia, até o primeiro semestre do ano passado, os alunos do Centro Educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), ao fim da Rua José Matheus Sobrinho.
Já no Complexo Educacional Norberto Elias, construído pela Prefeitura de Vinhedo no bairro Capela, as aulas tiveram início nas unidades que o compõem: na EM Doutora Nilza Maria Carbonari Ferragut, que atende do 5º ao 7º ano no período da manhã e do 1º ao 4º ano no período da tarde; e também nos dois Centros de Educação Infantil (CEIs), o Pequeno Príncipe, que é destinado ao atendimento de alunos em período integral dos níveis de atendimento de berçário I e II e do maternal I (de 4 meses a 2 anos e 11); e o Mágico de Oz, que oferece atendimento em período integral e em meio-período aos estudantes dos níveis maternal II e fases I e II (de 3 anos a 5 anos e 11 meses). “É com felicidade que iniciamos as atividades nas novas unidades escolares e que preparamos com tanto carinho para receber nossos estudantes, para que possam desfrutar dos espaços à construção do conhecimento e para que contem com o mesmo padrão de ensino das demais escolas municipais que formam nossa qualificada Rede Municipal de Ensino”, disse o prefeito Milton Serafim.
Ao primeiro dia de aula, os alunos das EMs Professora Darci Ana Dêgelo Briski e Doutora Nilza Maria Carbonari Ferragut já deram início às atividades do calendário escolar oficial, enquanto que nos CEIs do primeiro dia do ano letivo até o fim desta semana serão promovidas atividades especiais de acolhimento para os alunos.
Segundo o secretário municipal de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, esta etapa de acolhimento às crianças é fundamental à adaptação dos jovens estudantes e os ajudam a seguir com mais facilidade a rotina de cuidados e de aprendizagem estabelecidas aos seus níveis de atendimento. “Às crianças os primeiros dias de aula são momentos muito marcantes, sobretudo às que começaram agora a frequentar o espaço escolar e têm o primeiro contato com este novo ambiente. Para que possam se sentir à vontade e se acostumar totalmente aos novos espaços, também se familiarizando com a equipe de profissionais, é muito importante a promoção de ações de acolhimento, para que possam tanto se adaptar à estrutura física quanto se sentirem acolhidas e bem recebidas pelos educadores”, falou.
Dentre as atividades de acolhimento às crianças dos CEIs Pequeno Príncipe e Mágico de Oz estão contempladas atividades estímulo de convivência e visitas a todos os espaços que formam o Complexo, tais como a quadra ao ar livre, praças de convívio e o ginásio poliesportivo com quadra com tamanho oficial para jogos.
Polo de educação especial
O Complexo passa a ser a partir desta segunda-feira, dia 18, o novo polo de atendimento da Prefeitura de Vinhedo aos estudantes que tenham deficiência auditiva. Ao atendimento de alunos com deficiência auditiva – e também aos que tenham outros tipos de deficiência ou necessidades especiais de aprendizagem – o Complexo compreende uma sala de recursos especialmente dedicada ao atendimento educacional especializado. Nela, os educandos têm a estrutura que precisam ao pleno atendimento e desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, incluindo mobiliário e materiais didáticos adaptados, recursos pedagógicos e de acessibilidade, além de outros equipamentos que atenderão as necessidades educacionais específicas dos alunos.