Capacitação continuada faz parte da operação especial de segurança que será adotada pela corporação nos dias das festas da uva e do vinho; eventos iniciam neste sábado, dia 2
Vinte integrantes da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, vinculada à Prefeitura pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, participam nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, de treinamentos práticos e de aperfeiçoamento para controle de distúrbios civis. A capacitação continuada é realizada na sede da pasta, no Jardim Alves Nogueira, e está contemplada nos preparativos da operação especial de segurança que será adotada pelo grupo nos dias da 52ª Festa da Uva e 4ª Festa do Vinho, que iniciam neste sábado, dia 2, no Parque Municipal Jayme Ferragut (Estrada da Boiada, s/nº, Portal).
Nestes dois dias de treinamento prático os guardas civis municipais participam de atividades que simulam a necessidade de controlar e dispersar situações adversas, com pequena ou grande agitação social, e com o uso de equipamentos de emprego não letal, sempre preconizando as melhores práticas a serem adotadas em cada tipo de incidente verificado e com vistas ao bem-estar dos visitantes.
Na capacitação o grupo também tem aperfeiçoado suas técnicas para orientação de civis e para evacuação de espaços em casos de eventos adversos, sobretudo em áreas em que haja grande aglomeração de pessoas, tais como ambientes de show. “Este tipo de treinamento é fundamental para que nossa corporação esteja atenta e atualizada quanto à execução de práticas que colaboram à segurança de nossa população e de nossos turistas. Neste caso, por exemplo, o aprimoramento das técnicas de atuação são direcionadas a eventos em que haja a presença de um número elevado de pessoas e colaboram diretamente na atuação do grupo em caso de necessidade identificada”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Também participam da capacitação continuada quatro membros do Canil Municipal. Todos os guardas são especializados na prática de controle de tumultos. O comandante do grupo, Osmir A. Cruz, também participa do curso de aperfeiçoamento, que tem o total de seis horas de duração. O treinamento é ministrado pelo diretor de segurança da pasta, Márcio Luiz Aprígio.
Presença da Guarda nas festas
Segundo o secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, a Guarda Civil Municipal estará presente em todos os dias das festas da uva e do vinho e enfocarão sua atuação no patrulhamento preventivo dentro do parque e em cooperação com a Polícia Militar (PM), que intensificará as atividades nas áreas externas.
Dentro do Parque Municipal Jayme Ferragut, a corporação estará à disposição integral dos moradores e turistas e manterá um posto de atendimento fixo em frente aos portões principais de entrada e saída. Também fará o patrulhamento móvel de forma ininterrupta – a pé e com o uso de motocicletas – e estará equipada com dois equipamentos de emprego não letal: o jato de gengibre, que tem aplicação direcionada ao agressor ou causador de possível incidente; e o spray de pimenta, destinado à imobilização ou à dispersão de um número maior de pessoas envolvidas em uma possível ação agressiva ou ao controle de possíveis tumultos.
Nas festas, a comissão organizadora ainda informou que haverá aproximadamente cem seguranças privados que, entre outras funções, cuidarão do controle de acesso ao recinto do parque. Todos os visitantes, antes de entrarem no local, passarão obrigatoriamente por detector de metal.
Saídas de emergência
À evacuação rápida em caso de necessidade identificada e para também fornecer alternativas de circulação facilitada aos visitantes, o Parque Municipal Jayme Ferragut terá nove saídas de emergência: duas ao portão principal de entrada e saída, duas à lateral da Avenida Apparecida Tellau Serafim e as outras cinco ao lado da Estrada da Boiada, sendo que das cinco três ficarão bastante próximas à plateia do palco principal dos shows. Todas as saídas serão identificadas com placas para conhecimento prévio dos visitantes.
A equipe de Defesa Civil Municipal – que também está vinculada à Prefeitura pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social – estará presente no evento e somará à operação especial de segurança das festividades. Nas festas o grupo fará o monitoramento da circulação de pessoas e intensificará este trabalho antes, durante e após os shows programados, quando há maior concentração de visitantes, com o objetivo de aumentar o acompanhamento do fluxo de presentes e, assim, controlar a reorganizar os espaços conforme as necessidades identificadas.