Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da autarquia Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) eleitos em dezembro do ano passado, iniciaram nesta segunda-feira, 7, o curso obrigatório de capacitação técnica, antes de tomarem posse na próxima semana para a gestão 2013/2014.
O treinamento exigido pelo Ministério do Trabalho tem carga total de 20 horas e será aplicado para os membros titulares e suplentes da comissão. Entre os assuntos que serão abordados estão a organização da CIPA e as atribuições da Comissão, estudo das condições de trabalho e dos riscos do processo produtivo, medidas de controle de riscos, noções sobre acidentes e doenças do trabalho e medidas de prevenção sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS.
“O objetivo desse curso é capacitar os novos membros da Comissão que terão a missão de trabalhar em conjunto para prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, preservando a saúde e a integridade física dos trabalhadores”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Outra atribuição da CIPA é organizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O objetivo é conscientizar os empregados sobre a saúde, segurança no trabalho e prevenção de acidentes.
Durante a semana são realizadas atividades que envolvem palestras, treinamentos e avaliações médicas.