Procedimento de chipagem também será oferecido no local, gratuitamente, no início do próximo ano
As inscrições para castração em cães e gatos promovida pela Prefeitura poderão ser feitas durante todo o ano gratuitamente. Com a inauguração do Departamento de Vigilância em Saúde na próxima quinta-feira, dia 13, o procedimento passa a ser oferecido, de acordo com a demanda, aos proprietários de animais de pequeno porte (cães e gatos), independente da raça e das condições socioeconômicas do proprietário.
O Departamento de Vigilância em Saúde abrigará o Centro de Controle de Zoonoses. Terá sala de vacina, sala de coleta, centro cirúrgico, área pós-cirurgia, laboratório de coleta de sangue para análise, canil e gatil com 12 baias isoladas para permanência dos animais em período determinado de observação.
Além da castração, que será realizada no centro cirúrgico por veterinários da Prefeitura, no local também será implantado o sistema de chipagem em animais que irá permitir a redução de cães e gatos abandonados no município e ajudará no controle de proliferação. A aplicação do chip será feita gratuitamente, a partir do início do próximo ano, nos animais dos proprietários que procurarem o Departamento de Vigilância em Saúde para a realização do procedimento de castração. O proprietário de animais já castrados também poderá solicitar a chipagem do seu animal, se tiver interesse.
Do tamanho de um grão de arroz, o chip será aplicado sob a pele do animal e conterá informações como raça, sexo e controle de vacinas aplicadas no animal, além de dados do proprietário, como nome, endereço e telefone.
Haverá no Centro de Controle de Zoonoses um leitor de informações que funcionará semelhante a um código de barra, para identificar os dados do proprietário do animal chipado.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, além do sistema de informações e identificação animal, a Prefeitura iirá investir em campanhas de conscientização sobre posse responsável e incentivo a castração de animais.
No Centro de Controle de Zoonoses ainda haverá um laboratório para identificação de larvas e carrapatos, sala de treinamento de funcionários e área para realização de palestras e orientação sobre posse responsável. Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses irão participar ativamente no controle e orientação à população sobre as zoonoses (febre maculosa, leptospirose, leishmaniose, dengue, entre outras doenças.
Inscrições
Os moradores de Vinhedo interessados em castrar seus animais de forma gratuita podem procurar o Departamento de Vigilância em Saúde para realizar a inscrição do animal a partir de sexta-feira, dia 14. Cópias do RG do proprietário do animal, comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação do cão ou do gato devem ser apresentadas no ato da inscrição, na Avenida João Páffaro nº 556, esquina com Rua das Margaridas, bairro Pinheirinho.
A mesma documentação deverá ser apresentada pelos proprietários que tiverem interesse de chipar seus animais.
O Departamento de Vigilância em Saúde funcionará de segunda a sexta-feira, 8h às 17h.
Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica
O Departamento de Vigilância em Saúde também acolherá a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica.
O Setor de Vigilância Sanitária, que hoje funciona em prédio alugado, continuará com suas atividades de orientação, controle e avaliação de serviços prestados por empresas à população.
O Setor de Vigilância Epidemiológica, também, passará a atuar neste mesmo prédio, no controle de doenças transmissíveis, na prevenção e promoção da saúde, na alimentação de bancos de dados do Ministério da Saúde e análise de dados de saúde do município, além do controle de imunobiológicos (vacinas) de Vinhedo.
Serviço
Inauguração do Departamento de Vigilância em Saúde
Data: 13 de dezembro
Horário: 16h30
Local: Avenida João Páffaro nº 556, esquina com Rua das Margaridas, bairro Pinheirinho