08 ABR 2019
Com a Central de Formação e Mídias, Prefeitura dá mais um passo para integrar a Tecnologia à Rede Municipal de Ensino

Material produzido poderá ser compartilhado com professores e alunos, potencializando a formação contínua dos profissionais e o aprendizado dos estudantes

A Prefeitura de Vinhedo se destaca nacionalmente pela qualidade do ensino da Rede Municipal de Educação e também pelo emprego da Tecnologia na Administração Municipal. Aproveitando dessa capacidade, o município acaba de dar mais um passo importante que trará muitos benefícios a estudantes, professores e gestores da área educacional, que é a criação da Central de Formação e Mídias. Na sexta-feira, 5, o prefeito Jaime Cruz promoveu o lançamento do projeto.

“A tecnologia está presente no nosso cotidiano, seja em casa, nas empresas, e também na Prefeitura. E os nossos alunos fazem parte de uma geração totalmente conectada. Para isso, temos que ter preparação para os novos tempos. Assim, estamos lançando a Central de Formação e Mídias, tudo isso feito pelos nossos próprios profissionais da Educação. Com esse projeto, poderemos produzir vídeos, podcasts, entre outros, para poder compartilhar com os demais profissionais. As boas práticas serão retransmitidas a todos da Educação de Vinhedo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O lançamento contou também com a presença do secretário de Educação, Gilberto Lorenzon, que responde ainda por Cultura, e demais envolvidos no projeto. O Ceformi terá como base um espaço da Educação na Rua Monteiro de Barros, espaço que conta inclusive com o estúdio de produção.

O projeto foi desenvolvido porPeter Trento, responsável pela coordenação de TecnologiaEducacional,Elaine Ferraz, responsável pela coordenação do CEFORMI,Bruno Campos, responsável pela produção de mídias e formação, Maria Silva, responsável por formação e assessoria de projetos, Eduardo Mauricio, responsável por Olimpíadas de Matemática, formação e mídias, e Roberta Taffarello, responsável por formação, pesquisa e mídias.

”A ideia com o Ceformi é atender as demandas pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, trazendo formadores da própria rede e também de instituições externas, produzindo formação em diferentes mídias, de forma a viabilizar projetos educacionais e auxiliar na formação e registro para construção do currículo da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo”, destacou o secretário Gilberto Lorenzon, que lembrou também que o projeto segue preceitos da Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC).

O projeto está pautado em quatro pilares, que são a Criação (criar novos modelos de divulgação dos trabalhos da Rede Municipal), Formação (oferecer recursos para os professores através de EAD), Compartilhamento (mostrar para todos as ótimas experiências da Rede) e Inovação (fazer aquilo que ainda não foi visto, saindo de um senso comum).

Entre os modelos de mídias que poderão ser utilizados estão podcasts, vídeos, EAD, Youtube, impressão, websites e redes sociais.