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NOV
14
14 NOV 2012
Vinhedo está entre os municípios brasileiros que promovem mais acessibilidade e oferece educação qualificada a pessoas com deficiência
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Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vinhedo atende, atualmente, 162 alunos com algum tipo de deficiência e 107 estudantes com dificuldades especiais de aprendizagem em suas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira, dia 13, dados inéditos e que apontam os avanços que os municípios brasileiros têm obtido na promoção de mais ações de inclusão de pessoas com deficiência. No setor educacional, os dados colhidos pelo Instituto e que também integram a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), de 2011, indicaram que no Brasil o percentual de municípios com escolas municipais aptas a receber alunos com deficiência chega a 66,4%. Dentro deste total, Vinhedo está entre as cidades brasileiras que têm adequado seus prédios escolares ao atendimento de alunos com necessidades especiais.

De acordo com o prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, desde 2009, a Prefeitura tem se empenhado continuadamente no desenvolvimento de inúmeras políticas públicas de inclusão e que vão além da adequação da estrutura física dos prédios e da criação de mais acessibilidade, com rampas de acesso e de banheiros adequados ao uso de pessoas com limitações motoras. Em prol ao pleno atendimento das necessidades educacionais dos estudantes com deficiência, além de já ter criado mais acessibilidade em 26 prédios escolares municipais e de construir suas novas escolas contemplando as necessidades de mobilidade deste público, a administração municipal oferece ao aluno com deficiência atendimento educacional especializado e projetos voltados especialmente à sua formação global. “Nas escolas municipais os alunos com deficiência têm acompanhamento integral e permanente, feito por uma equipe multidisciplinar de educação especial da Secretaria Municipal de Educação. Esta é composta por profissionais altamente qualificados e que ajudam os estudantes em sua formação escolar, no desenvolvimento de suas habilidades e, também, a criar mais autonomia em suas atividades, a partir do aperfeiçoamento de capacidades”, disse Jaime.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Vinhedo atende 162 alunos com algum tipo de deficiência – tais como múltipla, visual (cegueira ou baixa visão), auditiva (surdez severa, profunda, moderada ou leve), surdo-cegueira, física (cadeirante ou paralisia cerebral), intelectual, Síndrome de Down, transtornos globais do desenvolvimento (autismo, síndromes de Asperger e Rett), transtorno desintegrativo da infância e, também, com alta habilidade ou supedotação – e 107 estudantes com necessidades especiais de aprendizagem, como dislexia, déficit do processamento auditivo, epilepsia, casos com suspeita de deficiência ou com dificuldades extremas de aprendizagem sem diagnóstico específico.

Ainda na Rede Municipal de Ensino, estudantes com deficiência contam com atendimentos feitos em parceria do com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos programas “Psicologia Escolar”, que realiza intervenções e acompanha os encaminhamentos à Rede Municipal de Saúde; e “Saúde do Escolar”, que oferece ao aluno atendimento nas especialidades de fonoaudiologia, psicopedagogia e de psicologia clínica.

Projetos e parcerias

Outra iniciativa voltada à educação especial e desenvolvida pela Prefeitura de Vinhedo desde 2011 tem ajudado a promover inclusão social de pessoas deficientes. Intitulado Programa de Alfabetização e Desenvolvimento Integral (Proadi), a iniciativa oferece formação educacional especial – a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – aos pacientes com transtorno mental atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e os provê com educação qualificada e que possibilita o aperfeiçoamento e desenvolvimento de suas competências e habilidades.

Além deste, a Prefeitura de Vinhedo também financia, por meio do seu programa “Selando Parcerias”, a execução indireta de outros projetos educacionais voltados especialmente ao atendimento de pessoas com deficiência, em parceria com duas entidades sem fins lucrativos da cidade: o Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi) e o Lar Carlos Augusto Braga (LarCAB). Estas duas instituições ajudam, a partir do financiamento feito pela administração municipal, a aumentar o número de pessoas atendidas com intervenções especializadas nas áreas de pedagogia, psicopedagogia e de educação para o trabalho.

Por meio da parceria firmada com LarCAB são atendidas, atualmente, 40 pessoas com deficiência e 38 grupos familiares pelo “Selando Parcerias”, enquanto que o Ceivi atende, atualmente, 216 pessoas com necessidades especiais dentro de seus projetos de inclusão no mercado de trabalho, de desenvolvimento de vivências sociais, de atenção ao escolar e de estimulação e reabilitação, também com o financiamento da Prefeitura.

Combate à violência escolar

Os dados divulgados nesta terça-feira, dia 13, pelo IBGE também apontam que 73,3% dos municípios registraram ações de combate à violência escolar. Em Vinhedo, este trabalho é feito constantemente por meio de projetos pontuais, que reforçam entre os alunos o bom convívio e o combate à prática do bullying; e com projetos educacionais que valorizam a cidadania e o respeito ao próximo, seja no trânsito e ao meio ambiente, tal como “Estrada para a Cidadania”, promovido em parceria com a CCR AutoBAn.

Outros dois projetos que têm contribuído neste contexto são promovidos em parceria com a Polícia Militar (PM) e com o grupo Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), recém-criado pela administração municipal dentro da Guarda Civil Municipal. Em parceria com a PM, os alunos das escolas municipais podem participar das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que tem caráter social e preventivo e que é desenvolvido no horário regular de aula. “O Proerd envolve alunos entre 10 e 11 anos de idade em diversas atividades que ajudam a reforçar a adoção de atitudes positivas e que visam evitar sua exposição a situações e pessoas que podem colocar suas integridades social e física em risco, transmitindo aos alunos valores cidadãos que os permitam dizer não às drogas, à violência e às situações que podem prejudicá-los em seu dia a dia”, disse a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Marilene Pisoni Mayr.

Já com a ajuda do PAE, da Guarda Civil Municipal, os alunos são incentivados a participar de atividades educativas que enfocam a promoção da cidadania, segurança pessoal e boas práticas no trânsito. A primeira escola municipal a participar das ações dentro do PAE foi a EM Integração, sendo que as demais unidades da Rede Municipal de Ensino serão envolvidas gradualmente no projeto de conscientização. Em Vinhedo, o PAE colabora à proteção do ambiente escolar, dos serviços, das instalações públicas que compõem a rede municipal de educação e também atua na prevenção e na inibição de atos delituosos que atentem contras as pessoas.

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