Encontro marcou encerramento das capacitações do “Entre na Roda”; mais de 7,4 mil alunos são beneficiados com ações de incentivo à leitura nas escolas municipais
Quarenta educadores da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura de Vinhedo, reuniram-se nesta segunda-feira, dia 5, na Escola Municipal (EM) Fazenda São Joaquim, no Condomínio São Joaquim, para participarem do oitavo e último encontro de formação docente pelo projeto “Entre na Roda”, dentro deste ano letivo. Voltado ao incentivo e à divulgação da leitura na escola e à comunidade, o projeto beneficia, neste ano, mais de 7,4 mil alunos matriculados do 1º ao 9º ano dos ensinos fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais.
Neste último encontro a formadora do projeto, Cristina Moreira, fez a devolutiva do encontro de capacitação anterior e, em seguida, falou sobre os conhecimentos que foram construídos junto aos educadores do primeiro ao oitavo encontro de formação. Ainda nesta data, a formadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) também acompanhou as apresentações feitas pelos professores sobre as diferentes ações de incentivo à leitura que promoveram em suas unidades escolares no decorrer do ano letivo, realizadas com o objetivo de reforçar para os alunos a importância do hábito de ler. “A devolutiva foi muito boa e Vinhedo, mais uma vez, alcançou resultados bastante positivos com as propostas de incentivo de leitura que sugerimos durante as formações”, falou.
Presente no evento, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, fez questão de agradecer os educadores presentes pelo empenho em aproveitar as capacitações e em desenvolver atividades que somam à formação estudantil. Aos presentes, também elogiou o desenvolvimento do projeto e seus resultados na Rede Municipal de Ensino. “Consideramos as parcerias que temos, a exemplo do ‘Entre na Roda’, importantes para somar com as demais ações que promovemos em prol à qualidade do ensino que é ministrado diariamente ao aluno da Rede. Com o auxílio delas, conseguimos não apenas levar à sala de aula novas ações, mas conseguimos ainda despertar o interesse do estudante com o emprego de técnicas de abordagem adequadas, ao mesmo tempo em que oferecemos aos nossos educadores formação profissional continuada”, disse.
A coordenadora pedagógica da EM Professor Ricardo Junco Neto, professora Celine Higashioka, participou dos oito encontros de formação e foi só elogios à iniciativa. Segundo ela, este tipo de formação oferecida na Rede realmente colabora ao desenvolvimento de ações didáticas nas escolas, pois permite a troca de experiências pedagógicas entre os participantes e também apresenta novas estratégias de abordagem aos educadores. “O curso foi muito bem aproveitado por todos nós que participamos, principalmente porque aprendemos nos oito encontros novas técnicas e estratégias para estimularmos a consolidação do hábito da leitura com os alunos, para que aprendam mais e de forma lúdica e prazerosa”, comentou.
Ao todo, a formação docente do “Entre na Roda” teve 64 horas de duração. Com o fim do curso, os educadores receberão agora um certificado de conclusão. Para estender os conhecimentos adquiridos durante os encontros, os educadores participantes ficam responsáveis por disseminar junto aos demais professores de sua unidade escolar as estratégias e conteúdos aprendidos durante os encontros, transformando-se em agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
O projeto
Em Vinhedo, o programa “Entre na Roda” é promovido desde 2010 por meio de parceria firmada entre a administração municipal e a Fundação Volkswagen, que é a idealizadora da iniciativa. À sua realização, prevê encontros e capacitações periódicas aos educadores, durante todo o ano letivo, a fim habilitá-los e apresentá-los a novas formas e práticas que ajudam a estimular junto aos alunos o interesse pela leitura e para que também conheçam melhor os diferentes gêneros literários existentes.
Iniciado primeiramente nos Centros de Educação Infantil (CEIs), passou a ser oferecido nas escolas municipais de ensino fundamental após ter sido desenvolvido na forma de projeto-piloto durante 2011 na EM Dom Mathias. Com o pleno aproveitamento das atividades sugeridas pelo projeto pelos alunos desta unidade, foi estendido em 2012 às demais escolas municipais.
Além de contemplar atividades em sala de aula, o “Entre na Roda” também enfoca a promoção de ações que incentivam a comunidade a adotar a leitura como forma de construção e ao aprimoramento contínuo do conhecimento. Para tanto, incentiva a realização de rodas de leitura, reunindo professores, alunos, seus familiares e comunidade em atividades divertidas e que reforçam o envolvimento da sociedade nos trabalhos desenvolvidos na escola, estimulando, ainda, a participação comunitária na vida escolar dos estudantes.