Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST — Doenças Sexualmente Transmissíveis, divulgar a rede de serviços disponíveis pela Prefeitura e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados
A Prefeitura de Vinhedo, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde, irá promover de 22 de novembro a 1º de dezembro mais uma edição da campanha ‘Fique Sabendo’ para incentivar a testagem anti-HIV.
O objetivo da campanha, segundo a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, é diagnosticar precocemente infecções por doenças sexualmente transmissíveis. “Identificar a doença no início é muito importante para que as pessoas realizem tratamento correto e eficaz”, explicou a secretária de Saúde.
Até o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, poderão ser feitos gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde o exame convencional de sangue, com entrega do resultado em aproximadamente 30 dias. Na Unidade Básica de Saúde do bairro Casa Verde, onde funciona o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – será ofertado o teste rápido para HIV. Com apenas a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo é possível obter o resultado em aproximadamente 15 minutos.
Para realizar o exame é necessário apresentar documento com foto.
As pessoas com resultado do teste positivo serão encaminhadas ao programa DST/Aids da Prefeitura, para iniciarem acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.
Hoje, 83 pacientes estão em tratamento no Centro de Referência da Prefeitura.
Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.
Para o prefeito Milton Serafim a prevenção ainda é o meio mais seguro para se controlar as doenças. “A Secretaria de Saúde investe no trabalho de orientação e conscientização, com a realização de campanhas anuais para esclarecer e tirar dúvidas da população vinhedense”, destacou o prefeito Milton Serafim.
Estatísticas
De acordo com dados da Secretaria do Estado da Saúde o diagnóstico tardio contribui para a morte de nove pessoas por dia por Aids. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2010 revelam que a Aids é a quarta causa de morte entre homens de 25 a 44 anos e que entre as mulheres da mesma faixa etária a doença é a segunda causa de morte.
No período de 1980 a junho de 2011 foram notificados 212.551 casos de Aids em todo estado, sendo 145.340 em homens e 67.193 em mulheres.
Em Vinhedo, de 1995 até 30 de setembro deste ano foram notificados 114 de Aids, sendo que 83 pacientes estão atualmente em tratamento.
O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.
Informações nos telefones 3886-2395 e 3876-6777
Programação – Campanha ‘Fique Sabendo’ – Testagem de HIV
Dias: de 22 de novembro a 1º de dezembro
Teste Rápido
UBS Casa Verde
Endereço: Rua Morubixaba s/nº – Casa Verde
Horário: 7h às 18h30
Exame Convencional: todas as Unidades Básicas de Saúde
UBS Planalto
Endereço: Rua Brasília, 273 – Vila Planalto
Horário: 7h às 18h30
UBS Vila João XXIII
Endereço: Rua Arthur Biancalana, 120 – Vila João XXIII
Horário: 7h às 15h30
UBS Três Irmãos
Endereço: Rua Agenor Gallo s/nº – Jardim Três Irmãos
7h às 15h30
UBS Von Zuben
Endereço: Rua Primeiro de Maio s/nº – Jardim Von Zuben
Horário: 7h às 18h30
Centro Médico Jardim São Matheus
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375 – São Matheus
Horário: 7h às 18h30
Policlínica da Capela
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90 – Capela
Horário: 7h às 18h30
CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Degelo s/nº, ao lado da Policlínica da Capela
Horário: 7h às 18h30