A Administração Municipal também utiliza a tecnologia para tornar as escolas municipais cada vez mais seguras
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, seguindo determinação do prefeito Jaime Cruz, iniciou nesta segunda-feira, 18, novas ações de policiamento escolar nas unidades da Rede Municipal de Educação. Esse trabalho envolve todo o efetivo da Guarda Civil Municipal e tem como objetivo principal proteger os mais de 10,5 mil estudantes e também os profissionais.
“Nós temos que trabalhar diariamente com a prevenção contra atos como os que infelizmente ocorreram na semana passada. E isso se faz com a presença da Guarda Civil Municipal, com o trabalho que estamos fazendo de levar sistema de monitoramento a todas as escolas, mas também discutindo com a sociedade escolar temas importantíssimos como a presença da família e o combate ao bullying”, destacou o prefeito Jaime Cruz, que frequentemente visitas as escolas municipais.
As ações consistem em paradas e estacionamentos nas imediações de áreas escolares; patrulhamento a pé em áreas internas de algumas escolas; e contato permanente com coordenadores e diretores. Esse trabalho tem caráter preventivo e comunitário, visando coibir possíveis atos criminosos.
Esse trabalho se soma às ações rotineiras da GCM voltadas à proteção do ambiente escolar, dos serviços, das instalações públicas que compõem a Rede Municipal de Educação e também da prevenção e inibição de atos delituosos que atentem contra as pessoas.
Esse trabalho é feito conforme um planejamento estratégico, com mapeamento dos locais onde há maior movimento de veículos, com trânsito mais pesado. Os GCMs garantem não somente uma travessia segura, mas também que pessoas má intencionadas não permanecem nas imediações das nossas escolas.
Sistema de monitoramento
A Prefeitura também utiliza a tecnologia para tornar as escolas municipais cada vez mais seguras. No segundo semestre de 2018, por meio da Secretaria de Educação, foi realizada a implantação de câmeras de monitoramento nas escolasda Rede Municipal de Ensino, que contribuíram para uma redução de 100% dos furtos e depredações.
O sistema de monitoramento implantado nas escolas não depende de infraestrutura como cabeamento, internet e linha telefônica, faz o registro de imagens e fotos em menos de 60 segundos para avisar a polícia e permite o acesso remoto e o controle por smartphone. Além disso, o sistema tem a função SOS áudio e escuta através de painel de alarme e a qualificação de disparo falso.