Evento aconteceu nos dias 11 e 13 no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus; realização fez parte das ações do programa “Mais Educação”
Muitos aplausos e apresentações de qualidade marcaram o encerramento da 1ª Mostra Estudantil de Dança do Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que aconteceu nesta quinta-feira, dia 13, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo. O evento – que foi promovido nos dias 11 e 13 para divulgar as oficinas artísticas-culturais que são realizadas dentro do programa de educação integral “Mais Educação” – contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas em sua data de encerramento e teve o apoio integral da Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo.
No segundo e último dia da mostra, os presentes puderam prestigiar 19 coreografias de dança, incluindo jazz e urbana. Ainda nesta data, alunos dos centros culturais, da Prefeitura de Vinhedo, também estiveram presentes e empolgaram o público com apresentações de jazz, dança de rua e dança do ventre. Além das exibições de Vinhedo, 13 escolas municipais de Campinas e Hortolândia se apresentaram no último dia do evento, juntamente a educadores envolvidos nos desenvolvimento das oficinas culturais nestas duas cidades. Nos dois dias do evento, mais de 300 alunos e educadores se apresentaram.
De acordo com a comissão organizadora do evento, do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC, a mostra promovida em Vinhedo conseguiu atingir todos os objetivos delimitados pelo grupo à realização: colaborou à socialização dos trabalhos em andamento na região pelo “Mais Educação”, envolvendo os alunos participantes em uma iniciativa que valorizou seus talentos e seus pensamentos críticos; e ainda incentivou o respeito às diferentes formas de manifestação cultural que são trabalhadas pelo programa.
No dia 11, quando aconteceu a abertura da mostra, mais de 300 pessoas prestigiaram a realização. Nesta data, Vinhedo esteve representada pelos alunos das escolas municipais Centro de Educação Infantil (CEI) Sítio do Pica-pau Amarelo, com a animada coreografia “Flor de mamulengo”; da Escola Municipal (EM) Professora Magdalena Lébeis, com a apresentação de dança “Trem caipira”; da EM Integração, com uma apresentação em referência ao filme “Grease”; e da EM Professor André Franco Montoro, que fez uma apresentação de frevo. Ainda no dia 11, houve outras 18 apresentações culturais de escolas públicas de Hortolândia e Campinas.
O programa
O “Mais Educação” é um programa de educação integral que está em atualmente implementação em Vinhedo, já está em andamento em escolas públicas de Campinas, Hortolândia e também será adotado em Itatiba. Prevê a oferta de várias atividades extracurriculares aos alunos, a serem promovidas no contraturno escolar, e prioriza a oferta de oficinas nas áreas pedagógica, cultural, artística, de esportes e lazer, contemplando, ainda, o desenvolvimento de ações de educação ambiental, inclusão digital, saúde, sexualidade, direitos humanos, educação econômica, investigação científica, comunicação e uso de mídias.
Em Vinhedo, o programa está atualmente em implementação na EM Professor André Franco Montoro, no bairro Capela. A unidade atende estudantes do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental II, e somente aguarda a liberação da verba Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação (MEC), para iniciá-lo na cidade. Na EM serão atendidos inicialmente pelo programa estudantes em situação de risco social e os que integram os grupos familiares que são beneficiários do programa de transferência de renda do governo federal, o “Bolsa Família”.
Como funciona
Com o “Mais Educação” a escola disponibiliza aos seus alunos atividades em período integral, oferecendo no contraturno escolar oficinas que colaboram à sua formação pessoal e cultural. Entre as atividades que serão ofertadas na EM Professor André Franco Montoro, em Vinhedo, haverá oficinas de reforço de língua portuguesa e inglesa, cultura digital e laboratórios de ciências, além de oficinas de fanfarra, danças e handebol. A expectativa da Prefeitura de Vinhedo é que, já a partir de 2013, o programa chegue a ofertar 15 oficinas nesta EM e que possa ser gradativamente implantado nas demais unidades escolares municipais que atendem estudantes de ensino fundamental.