11 SET 2012
Procon municipal faz ação especial em comemoração aos 22 anos do Código de Defesa do Consumidor em Vinhedo

Iniciativa incluiu atividades de conscientização na Praça Sant’Anna; abordagem enfocou cuidados relacionados à obtenção de crédito consignado

Nesta terça-feira, dia 11, o Código de Defesa do Consumidor – publicação considerada de ordem pública e interesse social, que estabelece as normas de proteção e de defesa ao consumidor – completa 22 anos de existência. Para celebrar a data, os profissionais que atuam no atendimento à população pelo Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) municipal promoveram uma ação especial de conscientização na Praça Sant’Anna, no Centro, a fim de alertar os moradores que passavam pelo local quanto aos cuidados que devem ter ao procurar serviços para obtenção de empréstimo consignado.

Durante a iniciativa, promovida no período da tarde, os profissionais distribuíram aos moradores uma cartilha informativa sobre empréstimo e sobre cartão consignado e tiraram dúvidas relacionadas aos assuntos. O material impresso teve como público-alvo aposentados e pensionistas, foi distribuído aos munícipes que passavam pelo local e foi fornecido pela Fundação Procon. A ação foi uma sugestão da Associação Brasileira dos Procons, a fim de disseminar entre um número maior de pessoas como realmente funciona o processo de empréstimo consignado e, consequentemente, formas de se evitar o superendividamento.

Em Vinhedo, as queixas relacionadas a serviços financeiros – incluindo os de crédito consignado – estão entre as principais reclamações feitas pelos cidadãos e atendidas pelo Procon municipal, seguida pela troca de produtos. Ainda na cidade, o Procon municipal realiza, em média, 900 atendimentos ao mês, sendo que em agosto registrou aproximadamente 950 atendimentos à população.

O Procon

Responsável pela coordenação e execução de políticas de proteção, amparo e defesa do consumidor, cabe ao Procon municipal orientar, receber e analisar reclamações, consultas e denúncias dos consumidores, para fiscalizar e valorizar o respeito de seus direitos. Em Vinhedo, funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Rua Humberto Pescarini, nº 301, Cento. O telefone de contato é o (19) 3876-5502.