10 SET 2012
PREFEITO
População prestigia desfile de Sete de Setembro e aplaude apresentações programadas à data

Ato cívico-militar aconteceu na Rua Nove de Julho e contou com diversas atrações; aproximadamente 5 mil pessoas compareceram ao desfile

Antes mesmo das 8 horas da manhã de sexta-feira, dia 7, a extensão da Rua Nove de Julho, em Vinhedo, já recebia vários moradores para o desfile de Sete de Setembro. Maria Regina Moreira, do bairro Colinas de San Diego, esteve entre os que chegaram bem cedo à realização e, acompanhada de seus familiares, mostrou-se bastante animada para acompanhar o evento, sobretudo para ver sua filha desfilar no ato cívico-militar pela Escola Municipal (EM) Integração.Outro morador que chegou bem cedo para prestigiar o desfile foi Franscisco Real. Residente no Jardim São Matheus, foi prestigiar o filho, que se apresentou pela educação infantil, e aproveitou para levar seu outro menino, Gabriel, para ver o irmão e para assistir a apresentação da Corporação Musical de Vinhedo, que presenteou os munícipes com várias músicas antes do início da celebração e data de Proclamação da Independência do Brasil.

Ao som da Corporação Musical de Vinhedo, os munícipes encheram a Rua Nove de Julho e garantiram seus lugares para assistir ao desfile, que iniciou por volta das 8h30 e terminou próximo às 12 horas. De acordo com a Guarda Civil Municipal, o público estimado à data foi de aproximadamente 5 mil pessoas. O desfile, que partiu do cruzamento da Rua Nove de Julho com a Rua Manoel Matheus em direção à Rua Jundiaí, teve, neste ano, o tema “Vinhedo pela Paz” e foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Corporação Musical de Vinhedo.

Os primeiros a cruzarem a Rua Nove de Julho pelo desfile foram os integrantes da Fanfarra Municipal de Vinhedo (Famuvi), seguidos pelos integrantes e viaturas da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros. Representada por 80 integrantes, o efetivo da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil Municipal também desfilaram no Sete de Setembro e levaram ao ato cívico-militar sua tropa, suas viaturas e aproveitou a oportunidade para apresentar aos moradores – dentro do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), responsável pela preservação do patrimônio público natural da cidade – o uso de bicicletas para patrulhamento de áreas em que há grande circulação de pedestres. Para assistir especialmente ao desfile da Guarda, estiveram presentes integrantes das corporações de Itú, Salto e Indaiatuba.

Logo atrás da Guarda Civil Municipal se apresentou a Secretaria Municipal de Saúde, representada pelos mascotes das campanhas de vacinação infantil, saúde bucal, combate à dengue e com parte de sua frota de ambulâncias. O Lar da Caridade, de trenzinho, também levou os idosos que atende ao desfile e foi seguido pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pela fanfarra do Serviço de Convívio e de Fortalecimento de Vínculos de Idosos – Grupo Bem Viver, ambos da Prefeitura de Vinhedo. Os estudantes da escola de educação infantil da rede particular Favo de Mel cruzaram a Rua Nove de Julho levando aos presentes mensagens de segurança no trânsito, seguidos pelos atendidos pelo Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi), que se apresentaram no ato cívico-militar com danças adaptadas e com sua fanfarra.

Bastante envolvidas com as festividades do Sete de Setembro, as EMs e os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Prefeitura de Vinhedo abrilhantaram o desfile e se apresentaram logo em seguida, levando aos moradores várias mensagens e apresentações de esquetes, fanfarras e balizas elaboradas especialmente à data, dentro do tema “Vinhedo pela Paz”. Os primeiros a atravessarem a Rua Nove de Julho foram os estudantes de educação infantil, com a mensagem “Cultivem a paz, os bons hábitos se aprendem na infância”. Em seguida, se apresentaram no desfile os alunos e equipe escolar das EMs Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro, Fazenda São Joaquim, Abel Maria Torres, Dr. Abrahão Aun, Dom Mathias, Professor Cláudio Gomes, Professora Magdalena Lébeis, Professora Maria de Lourdes Von Zuben, Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, Professor André Franco Montoro, Dr. Jair Mendes de Barros, Professor Ricardo Junco Neto e Integração.

Logo após a passagem das escolas municipais da Prefeitura de Vinhedo, desfilaram pela Rua Nove de Julho os integrantes da Ordem Demolay de Vinhedo, da Famuvi e 110 representantes das escolhinhas esportivas promovidas pela administração municipal por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Em sua passagem, os alunos e professores das diferentes modalidades esportivas – tais como caratê, capoeira, judô, ginástica artística e taekwondo – mostraram todas suas habilidades e encantaram os moradores presentes com demonstrações de movimentos dos esportes. Fechando o desfile, passaram pela Rua Nove de Julho os integrantes do grupo Escoteiro Vinhedo 164 e do Exército Brasileiro.

Ao fim do ato cívico-militar, a moradora do bairro Capela, Vanuza Brandão, foi só elogios à realização. “Assisti do início ao fim e achei lindo, muito importante à cidadania”, disse. A mesma opinião foi compartilhada pela moradora do bairro Vida Nova, Fátima Coimbra, que pela primeira vez levou sua filha à atividade. “Foi muito bonito, gostei muito de ter vindo e de ter visto o Exército desfilar em Vinhedo”, comentou.

Também participaram do desfile de Sete de Setembro e estiveram no palco de autoridades membros do Exército Brasileiro, autoridades municipais, empresários da cidade e conselheiros municipais.