Prefeitura de Vinhedo oferece desde março serviço de proteção social especial que colabora à promoção e à manutenção da saúde física e mental de pessoas com mais de 60 anos, que não podem contar com o apoio que precisam de suas famílias nos períodos da manhã e da tarde
Com o crescimento da população idosa no Brasil, várias cidades brasileiras estudam atualmente a viabilização de creches públicas voltadas ao atendimento desta faixa etária nos períodos da manhã e da tarde. Em Vinhedo, porém, este tipo de serviço já se transformou em algo concreto e está em funcionamento desde março deste ano no Jardim São Matheus (Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1.375), prestando atendimento adequado a idosos em situação de semidependência e que não podem contar com o apoio que precisam de suas famílias nos períodos da manhã e da tarde, pois estas têm que se ausentar para buscar o sustento de seus grupos familiares durante o dia.
Denominado “Quero Vida”, foi viabilizado pela Prefeitura de Vinhedo e é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Funciona de segunda a sexta-feira e provê atendimento, atualmente, a oito idosos que se encaixam nos pré-requisitos necessários à inclusão neste tipo de serviço social de proteção especial (veja como participar abaixo). Durante sua permanência no serviço, os idosos recebem atendimento qualificado, de acordo com suas necessidades individuais, e são acompanhados integralmente em suas atividades das 7h30 da manhã – horário em que chegam ao local – até às 17 horas, quando regressam às suas residências em transporte oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo, tanto de ida quanto de volta.
Na rotina de atendimento diária do “Quero Vida”, a equipe multidisciplinar supervisiona todas as atividades e além de muito carinho, cuidam da alimentação, da higiene pessoal, das atividades de lazer, recreativas, esportivas e que também estimulam o convívio social dos idosos, valorizando sua força de viver e sua autoestima. Pelo serviço, os idosos recebem o café da manhã logo que chegam ao local de atendimento e, em seguida, já são estimulados a se exercitarem e a participarem de atividades recreativas ou esportivas. Ainda no meio da manhã, recebem uma nova refeição e já seguem às atividades de recreação social, diferenciadas a cada dia da semana e que contemplam, inclusive, uma oficina de beleza às sextas-feiras – atividade que sempre é muito esperada pelas mulheres que são atendidas no espaço.
Ainda na rotina diária do serviço, logo após o término da atividade programada ao dia, os idosos recebem o almoço – que tem cardápio variado e que atende às necessidades nutricionais deste público – e tem seu horário livre de descanso. Depois, no período da tarde, podem participar novamente de atividades de inclusão social, recreação e que prezam pela manutenção de sua saúde física e mental. Ao fim da tarde, um novo lanche é servido aos atendidos e próximo às 17 horas, horário de término do atendimento diário, os atendidos retornam às suas casas.
Convívio familiar
Além de ofertar aos seus atendidos um ambiente acolhedor e várias atividades recreativas durante o dia, a forma de atendimento do “Quero Vida” foi estruturada pela administração municipal para em nada prejudicar o convívio do idoso dentro de seu grupo familiar. Por isso, não prevê o asilamento da pessoa idosa, mas seu atendimento nos períodos em que sua família não pode estar presente em virtude do trabalho, pois retorna à sua residência ao fim do dia.
Ainda ao fortalecimento do convívio familiar, o “Quero Vida” também prevê a promoção de atividades que ajudam a fortalecer o vínculo entre o idoso e sua família e, para tanto, fornece aos familiares orientações quanto aos fatores relacionados ao processo de envelhecimento, incluindo os tratamentos e cuidados indicados à faixa etária. Com isso, auxilia na conscientização e na prevenção de situações de risco aos idosos, compartilhando com as famílias a provisão de cuidados considerados essenciais à qualidade de vida de seus entes.
Combate ao isolamento social
Ao prover atendimento especializado a idosos semidependentes nos períodos de ausência de seus familiares, a Prefeitura de Vinhedo consegue colaborar à melhora e à manutenção da qualidade de vida dos idosos, ajudando-os, inclusive, a combater quadros de isolamento social. Para tanto, provê os atendidos com atividades que estimulam o seu convívio com outras pessoas e que são positivos ao resgate de sua autoestima e, consequentemente, de sua vida social.
Neste aspecto, incentiva os idosos atendidos a participarem de outros dois serviços disponibilizados pela Prefeitura de Vinhedo e que ficam bem ao lado do prédio de atendimento do “Quero Vida”, respeitando a capacidade física e emocional de cada um. Um destes serviços é o Grupo Bem Viver, que tem mais de mil idosos inscritos e que oferece oficinas de teatro, de fanfarra, de estimulo à memória, além de promover rodas de conversa, sessões de cinema, feiras, bingo, festas temáticas e bailes aos seus participantes.
Outra forma de combate a quadros de isolamento social, junto aos idosos atendidos pelo “Quero Vida”, se dá por meio do estímulo à convivência em atividades físicas destinadas especialmente à terceira idade, que incluem aulas de tai chi chuan, ginástica geral, alongamento e coreografia nas dependências do Grupo Bem Viver e de natação e hidroginástica no Centro Aquático da Melhor Idade, que conta com uma piscina aquecida com comprimento de 15m x 8m e profundidades de 1,10m e 1,40m, especialmente preparada para atividades desenvolvidas à faixa etária de pessoas com mais de 60 anos. O local também tem vestiários e banheiros masculino e feminino, com acesso para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais.
Inclusão
O “Quero Vida” é destinado ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos, residentes na cidade há pelo menos um ano, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social, que sejam semidependentes e que não possam contar com os cuidados que precisam de seus familiares nos períodos da manhã e da tarde. As famílias ou idosos interessados em participar devem procurar diretamente a iniciativa, que fica na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 1.375, no Jardim São Matheus, para saber mais detalhes e participar do processo de inclusão.
Assim que manifestado o interesse, a equipe responsável pelo serviço agenda uma visita domiciliar ao idoso e à sua família, a fim de identificar se atendem aos pré-requisitos exigidos à inclusão e que estão relacionados à situação socioeconômica do idoso, à situação socioeconômica da família cuidadora, à situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e à situação dos cuidadores do idoso. Também são verificados pelos profissionais a existência de quadro de violência contra o idoso, o tempo de residência no município da pessoa idosa, a situação de moradia do idoso e a situação socioeconômica dos filhos que não residem com o candidato à inclusão.
O “Quero Vida” funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3886-2324.