Dos dez grupos que se apresentarão, três são de escolas municipais
Com a apresentação da peça categoria iniciante A Bela e a Fera, da Turma do Benê, às 20h00 do dia 25 de setembro (terça-feira), no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, começa oficialmente o 18º Festival de Teatro de Vinhedo – Festevi 2012, iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O evento é formado por dez grupos, cinco na categoria iniciante e cinco na categoria amador e termina dia 5 de outubro. A entrada é franca.
Entre os dez grupos, três são de escolas municipais: Abel Maria Torres, Professor Claudio Gomes e Integração. Os grupos das escolas Professor Claudio Gomes e Integração estão ensaiando no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, região central da cidade, em horários diferentes das aulas. Já o grupo do Abel Maria Torres ensaia na própria escola. Os três grupos, mais o Grupo Bem Viver contam com o apoio do Professor de Teatro das oficinas culturais, Claudinei Silva, o Cau.
No Centro Cultural, os alunos encontram piso, som e local reservado para os ensaios. Na manhã da última segunda-feira, por exemplo, aconteceu o ensaio dos alunos da Escola Claudio Gomes, entre 9 e 12 anos, que ensaiam a peça A Rosa de Prata, com apresentação marcada para o dia 27 de setembro.
Na opinião dos alunos Matheus Cervelini Zambelan e Guilherme Nascimento Corrêa, ambos do 5-D da escola Integração, que vão pisar no palco pela primeira vez, os ensaios são melhores no Centro Cultural. Alguns alunos desse grupo participaram da peça Peter Pan, que representou a escola no ano passado no Festevi.
O Festival de Teatro de Vinhedo – FESTEVI tem como objetivos despertar a arte teatral na cidade (80% dos inscritos da equipe devem ser de Vinhedo), estimular a formação de novos grupos teatrais, divulgar os artistas locais, incentivar a formação de núcleos teatrais nas escolas públicas e municipais e em instituições e associações diversas do município e o estudo do teatro, de sua história, da dramaturgia e sua teoria. Outro aspecto importante é popularizar o teatro, já que a entrada para o público é gratuita. Os ingressos para assistir as peças devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 15h00 do dia da apresentação da peça e estão limitados a capacidade do local, de 515 lugares.
Para incentivar ainda mais os grupos, a Secretaria de Cultura e Turismo promove a apresentação de uma peça convidada, dia 6 de outubro. Este ano será um texto de Clarice Lispector.
As apresentações terão duração mínima de 40 minutos e máxima de 1 hora e 20 minutos. A ordem foi definida em sorteio e é esta:
Data | Espetáculo | Grupo | Categoria |
25/set (3ª feira) | “A Bela e a Fera” | Turma do Bene | Iniciante |
26/set (4ª feira) | “O Mágico de Oz” | Senhor Abel | Iniciante |
27/set (5ª feira) | “A Rosa de Prata” | Cláudio Gomes | Iniciante |
28/set (6ª feira) | “Senhora Dona dos Contos” | Troladores D’Arte | Iniciante |
29/set (sábado) | “O Despertar da Primavera” | Spoudaios | Amador |
30/set (domingo) | “Romeu e Julieta” | Ethos | Amador |
02/out (3ª feira) | “Parece que foi ontem” | Bem Viver | Amador |
03/out (4ª feira) | “Escola de Garotas” | Colégio Beneditino | Amador |
04/out (5ª feira) | “Angel” | Integração | Iniciante |
05/out (6ª feira) | “Sunt” | Parafernália | Amador |
Comissão julgadora
Anna Carolina Longano, Airton Dupin e Ton Crivelaro formam a comissão julgadora do festevi 2012. Abaixo, resumo das atividades dos jurados:
Anna Carolina Longano
Formada em interpretação pela ECA/USP em 2007. Durante a faculdade, teve a possibilidade de trabalhar com premiados nomes do teatro e da dança como Antonio Januzzelli, Maria Thaís, Maria Helena Bastos, Juliana Galdino, entre outros. Em 2006, funda a Cia Ruído Rosa, baseada na pesquisa de um teatro com grande ênfase corporal e temática. Desde 2009, atua como professora de Expressão Corporal no curso profissionalizante de atores do Incenna. Atualmente trabalha como atriz no espetáculo infantil “É Proibido Miar” baseado na obra de Pedro Bandeira, sucesso de público e crítica. Participou também dos espetáculos “Solitária”, “A Viagem de Ulisses”, “Cyrano” e “O Monge e a Raposa”
Airton Dupin
Graduado em Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, bacharelado em Artes Cênicas – Dramaturgia e Direção Teatral – Escola de Comunicação e Artes da USP. Realizou o curso profissionalizante de ator no Teatro Escola Célia Helena de São Paulo e na Fundarte Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Participou de vários espetáculos como ator e diretor, entre eles: “Um Grito Parado no Ar” de Gianfrancesco Guarnieri; “Antígona” de Sófocles; “Lisístrata” adaptação de Regina Galdino; “Dorotéia” de Nelson Rodrigues; “Perfídia” de Aziz Bajur; “Para quem não usa Ritalina” texto e direção de Airton Dupin; “Rútilo Nada” da obra homônima de Hilda Hilst; “Médico a Força” de Molière; “Os Tagarelas” adaptação de clássicos da comédia mundial como Maquiavel, Shakespeare, Cervantes e Molière; “Psicose 4:48” de Sarah Kane; “Jorge Dandin” de Molière; “Rosas para Genet” criação coletiva; “A Gata Borralheira” de Maria Clara Machado; “A Obscena Senhora D” adaptação da obra de Hilda Hilst; “Projeto Pomba-Gira” encontros de diretores; “O Espelho de Narciso” teatro laboratório ECA/USP; “O Cabeção, o Martelo e o Alheio”, processo colaborativo teatro laboratório ECA/USP; “O que Brecht diria” criação coletiva.
Ton Crivelaro
Diretor, cenógrafo e jornalista profissional. Presidente da APTC – Associação dos Profissionais de Teatro de Campinas e coordenador das Campanhas de Popularização do Teatro de Campinas.
No Teatro, autor e ator em mais de 50 produções profissionais, entre elas: “Mulheres Descasadas Procuram”; “Casal Pinel em Quarto de Motel” e “Meu amigo Raul”, sucessos em São Paulo e interior. Na Televisão participou de uma novela e três minisséries na Rede Globo. Atualmente no elenco do seriado “Julie e os Fantasmas” da Band e Nickelodeon. No Cinema participou de dez longas metragens e três curtas. É o protagonista do curta “Aqueles que Andam pelo Fogo” que foi selecionado e exibido durante o Festival de Cannes, França, em 2012. Como professor, ministrou aulas pela Prefeitura de Valinhos, Prefeitura de Vinhedo, Centro de Artes de Campinas. Foi professor titular do Conservatório Musical Campinas. Como ator, ganhou vários prêmios no teatro, em destaque ao de Melhor Ator em 2010 e de Melhor Ator do Interior em 2012, ambos pela Organização das Artes.
Premiação
O resultado final do FESTEVI será anunciado em Cerimônia de Premiação no dia 10 de outubro de 2012, domingo, às 20h00min, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, quando deverão estar presentes todos os participantes dos grupos concorrentes.
Serão premiados com troféus, nas duas categorias, os melhores nas categorias: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, direção, melhor elenco, melhor iluminação, melhor trilha sonora e melhor pesquisa.
O grupo teatral vencedor da categoria Amador estará automaticamente classificado para participar da seleção que definirá os representantes municipais que irão participar da próxima edição do Mapa Cultural Paulista, evento da Secretaria de Estado da Cultura.
Todos os grupos teatrais selecionados serão premiados com troféus, certificados de participação e valor em dinheiro no total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), distribuídos conforme a classificação dos grupos, em ambas as categorias.
Grupos participantes:
Categoria: Amador/Iniciante | ||
“O Mágico de Oz” Grupo Teatral Senhor Abel Responsável: Julio Guilherme M. de Paula Recomendação: Livre 26/setembro | Depois que um ciclone devastou a casa de Dorothy, a força do vento a jogou em outro mundo, O Reino das Esmeraldas. Neste mundo, ela tem que encontrar o grande Mágico de Oz, mas durante o caminho acaba fazendo novos amigos, como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Além dos seus novos amigos, ela tem que enfrentar a malvada Bruxa D’Oeste. Muita aventura e diversão deste clássico do teatro infantil. | |
“A Rosa de Prata” Grupo Teatral Cláudio Gomes Responsável: Maria Cristina Zilletti Recomendação: Livre 27/setembro | A Rosa de Prata é um objeto mágico e está escondido em um dos três potes da alegria. Quem encontrar a Rosa de Prata pode pedir a realização de 3 desejos. Lola, Raul e Junior encontraram o mapa e estão à procura da rosa. Uma aventura com princesa, rainha, duendes, pirata, bruxa e bandidos, não deixando de lado muita diversão. | |
Senhora Dona dos Contos Troladores D’Arte Responsável: Luciano Fernandes Recomendação: Livre 28/setembro | No mundo dos contos de fadas, a Senhora Dona dos Contos, está muito triste e resolve não contar mais histórias. Ela fala para os duendes e as fadas que as crianças cresceram e deixaram de acreditar no mundo da magia. Os vilões comandados pela Rainha Má, então resolvem tomar conta dos finais de suas histórias e todos os heróis e heroínas são aprisionados pelos vilões. Senhora Dona dos Contos é uma fantástica viagem pelas belas histórias infantis. | |
“A Bela e a Fera” Turma do Bene Responsável: Claudinei Silva Recomendação: Livre 25/setembro | Neste clássico do conto de fadas, Bela, uma linda menina é prisioneira de uma Fera em um castelo encantado onde móveis, relógios e até a comida ganham vida. O que a Bela e a Fera não contavam era que ali começava uma das mais belas histórias de amor. Enquanto isso, o jovem Gaston, um conquistador conhecido na cidade, resolve estragar esta bela história. | |
“Angel” Grupo Teatral Integração Responsável: Maria Amélia Mazzo Recomendação: Livre 04/outubro | Uma história de amor impossível vivenciada nos anos dourados de 1960. As vésperas de seu casamento, Téo encontra caída em seu quintal, uma linda mulher de asas, um anjo, por quem ele se apaixona. Sua noiva, uma rica patricinha, quer a alma do anjo e pede ajuda de seu pai, um empresário rico e ambicioso, que vai fazer de tudo para agradar a filha. Além disso, uma gang quer sequestrar o anjo para ganhar dinheiro. Amores impossíveis, Rock in Roll e brilhantina juntos nesta história que vai te emocionar. |
Categoria: Amador | |
“Escola de Garotas” Colégio Beneditino Responsável: Cau Silva Recomendação: Livre 03/outubro | Nesta comédia policial, um sequestro movimenta toda a cidade. Após o sequestro da milionária Carla Macari, os sequestradores escondem a vítima no porão da “Escola de Garotas”. O grande detetive Mister Charlies é designado para encontrá-la, mas, durante as investigações ele desaparece misteriosamente. Quem acaba sendo escolhido para solucionar este caso é o faxineiro, que para se infiltrar na Escola de Garotas, se disfarça de menina. Com essa nova imagem, ele se infiltra entre as meninas da escola e a partir daí começa a criar grandes confusões. |
“O Despertar da Primavera” Grupo Spoudaios Responsável: Luciano Fernandes Recomendação: 16 anos 29/setembro | O espetáculo conta a história de um grupo de jovens que se veem confrontados com os problemas da instabilidade psicológica, causada pela puberdade e da distância que os separa da moral social ante suas curiosidades sexuais. O tabu do “falar ou não” com os filhos sobre a sexualidade e os conceitos corretos ou errados perante a religião, estão presentes durante a encenação. |
“Romeu e Julieta” Grupo Ethos Responsável: Luciano Fernandes Recomendação: Livre 30/setembro | Os Montecchios e os Capuletos, duas famílias tradicionais de Verona, vivem às brigas. Mas o destino faz seus filhos, Romeu e Julieta, se entregaram a uma paixão avassaladora. Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época e é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como a imagem do amor juvenil. |
“Parece que foi ontem” Grupo Teatral “Bem Viver” Responsável: Renato Ferreira Cabral Recomendação: Livre 02/outubro | O que Billy Boy queria para sua vida eram garotas, sucesso e Rock in Roll. Mas, quando ele foi gravar seu primeiro disco, não se sabe como, ele viajou no tempo e foi parar no futuro, 50 anos à frente, no ano de 2012. Nesta viajem ele descobriu que nada do que havia programado para sua vida aconteceu, não gravou o disco, não fez sucesso, era casado, tinha filhos e o pior, não se lembrava de nada do que aconteceu nos últimos 50 anos. |
“Sunt” Grupo Parafernália Responsável: Daniel de Souza Moreira Recomendação: 16 anos 05/outubro | Sempre fui de alguma forma, ligado às artes: desenhando, escrevendo ou atuando. Sim, atuar foi minha maior ambição. |