A Prefeitura de Vinhedo solicitou e deve obter da União a concessão da guarda provisória do patrimônio não operacional da Estação Ferroviária da cidade, que pertencia à RFF S/A. O projeto da Prefeitura para o local contempla, inclusive, a implantação de um Museu Ferroviário no local.
Em 2010, a Prefeitura de Vinhedo deu início a esse trabalho de transferência dos bens da Superintendência de Patrimônio da União para a Superintendência de São Paulo. Com a liquidação da RFF S/A., o patrimônio da empresa foi transferido para a Superintendência da União e, agora, graças ao empenho da Prefeitura de Vinhedo, o acervo passou para o Patrimônio da União em São Paulo, com quem a Prefeitura de Vinhedo realiza tratativas finais para a posse de todo o complexo.
Tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Vinhedo quer revitalizar a área do Conjunto da estação Ferroviária de Vinhedo e montar, inclusive, um Museu Ferroviário, já que a estação ferroviária se insere no primeiro trecho construído da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, à qual se atribui o pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira.
Em reunião realizada no último dia 4 de julho com a Sra. Ana Lúcia dos Anjos, Superintendente do Patrimônio da União de São Paulo, a Prefeitura de Vinhedo recebeu a lista de documentos que deveria entregar para a outorga provisória dos bens. Os documentos exigidos foram entregues na última terça-feira, dia 28 de agosto e a Prefeitura aguarda, agora,a resposta oficial. Os próximos passos da Prefeitura de Vinhedo, após a outorga, serão encaminhar seu projeto para o local.