Estudante foi reconhecido pelo seu excelente desempenho na 7a edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
O estudante Carlos Augusto Rodrigues Ribeiro, da Escola Municipal (EM) Professor Ricardo Junco Neto, do bairro Vila João XXIII, esteve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia 27, para participar da cerimônia de premiação da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e reuniu estudantes de todo o Brasil, que conquistaram a medalha de ouro na última edição desta competição do conhecimento, reconhecida como uma das maiores competições de matemática do mundo.
No evento, após receber a medalha de ouro, o aluno foi cumprimentado pessoalmente pela presidente do Brasil, que na solenidade de reconhecimento também falou sobre a capacidade intelectual dos estudantes presentes. Em sua ida ao Rio de Janeiro, Carlos esteve acompanhado de sua mãe, dona Salete Donizete Rodrigues Ribeiro, e da diretora da unidade, professora Lindalva Lovizaro, que disse que o aluno é um exemplo a ser seguido e que demonstra a força do ensino municipal. “Ele é um estudante muito dedicado, estudioso, que se empenha em tudo que faz e é um verdadeiro exemplo para todos nós! Sua participação e reconhecimento na OBMEP foi uma enorme conquista, que reforça que em Vinhedo há educação qualificada nas escolas municipais e que nosso ensino é efetivo à construção do conhecimento de nossos alunos. Tanto dona Salete quanto eu ficamos muito emocionadas com esta conquista de Carlos e que em muito valoriza a Rede Municipal de Ensino!”, comentou a diretora.
Também estiveram na cerimônia de premiação diversas autoridades do governo federal e estadual e representantes do meio acadêmico e científico brasileiro. Ainda na 7ª edição da OBMEP, outros três alunos da Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura de Vinhedo, foram destaque e conquistaram a medalha de bronze: Allan Clayton dos Santos, desta mesma EM; Letícia Mayara Macário, da EM Dr. Jair Mendes de Barros, no Jardim Três Irmãos; e Higor Galina Pozza, da EM Integração, no Centro. Outros 26 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo também receberam menção honrosa por sua participação.
Ao todo, a 7ª OBMEP teve, em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos inscritos, o que representou mais de 98% dos municípios brasileiros. Destes, 500 estudantes foram premiados com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1,8 mil com medalhas de bronze. Mais de 30 mil receberam menção honrosa.
Ensino de qualidade
Vinhedo tem sido reconhecida no setor educacional pela qualidade do ensino que é ministrado na Rede Municipal de Ensino. Exemplos recentes disso são os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados a cada dois anos pelo governo federal e que ajudam a analisar a qualidade educacional nos anos iniciais e finais dos ensinos fundamental I e II.
Divulgados em 14 de agosto, os indicadores apontaram que, em 2011, as escolas municipais de Vinhedo conquistaram a nota de 5,9 nos anos iniciais, superando as notas nacional, que foi de 5,0; e estadual, que foi de 5,6. O índice conquistado pelo município nos anos iniciais, inclusive, ficou acima ao que estava projetado à cidade como meta para 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 5,8. Nos anos finais, Vinhedo também superou as médias estadual (4,7) e nacional (4,1), com a nota de 5,2, e ainda ficou acima do objetivo projetado ao município pelo governo federal, de 5,0, para que fosse atingido em 2011.
A média conquistada nos anos iniciais do ensino fundamental I, em Vinhedo, fica a apenas um décimo da nota que foi estabelecida como objetivo do MEC para ser atingida até 2021, que é de 6,0, numa escala que vai de zero a dez. De acordo com o MEC, o Ideb é uma forma de diagnosticar os avanços obtidos na qualidade de ensino e é calculado tendo como base os dados de aprovação escolar obtidos no Censo Escolar, as médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil.