Atividades enfocam a divulgação de informações sobre sexo seguro e formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; ação é voltada a alunos do 9o ano do ensino fundamental II
A Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, promove atualmente um ciclo de palestras destinado especialmente aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II, matriculados na Rede Municipal de Ensino. A ação visa, sobretudo, apresentar aos jovens as consequências do sexo sem segurança e as formas de se prevenir para evitar o contágio por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), incluindo a aids e as hepatites virais, e para que se mantenham longe de atitudes consideradas de risco.
A atividade com enfoque preventivo atingirá até o fim de setembro aproximadamente 700 estudantes e integra o conteúdo programático previsto ao estudo da disciplina de Ciências. O ciclo de palestra é coordenado pelos profissionais da Rede Municipal de Saúde (infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem), que percorrerem todas as classes de 9º ano levando o assunto proposto. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades similares de conscientização também serão promovidas. “Abordamos nas palestras os perigos, as consequências, os tratamentos e as formas de se prevenir e de se evitar o contágio pelas DSTs. Nas palestras, também desenvolvemos com os alunos um jogo educativo, de perguntas e respostas, que ajuda a reforçar entre eles as formas de prevenção e, sobretudo, que não existe mais um grupo de risco ao contágio, mas que todos podem ser infectados se não adotarem os cuidados necessários!”, explicou a técnica de enfermagem da Rede Municipal de Saúde, Elaine Graciane da Silva, que é uma das profissionais envolvidas na promoção das palestras.
Os alunos do 9º ano da Escola Municipal (EM) Professor Ricardo Junco Neto, no bairro Vila João XXIII, foram os primeiros a participarem do ciclo de palestras sobre sexualidade. Na escola, as ações de conscientização foram realizadas nos dias 7 e 9 e a próxima será nesta terça-feira, dia 14. Durante o ciclo de palestras, os alunos ainda obtêm informações sobre formas de se evitar a gravidez na adolescência e a relação das DSTs com as mortalidades materna e infantil.
Ainda na atividade, os estudantes também recebem orientações sobre como procurar uma unidade de saúde se identificar os sintomas relacionados às doenças, à gravidez e a importância do acompanhamento médico na gestação e de se iniciar um tratamento da maneira correta no caso de infecção.
Nos dias 16, 21 e 23 as palestras serão promovidas na EM Integração, no Centro; e nos dias 28 e 30 na EM Dr. Jair Mendes de Barros. As atividades prosseguem até 20 de setembro nas EMs Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben e Professor André Franco Montoro.
Rede Municipal de Saúde
Em Vinhedo, os moradores têm à sua disposição o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que desenvolve o programa de DST/aids da Prefeitura de Vinhedo. O CTA funciona na UBS do bairro Casa Verde (Rua Morubixaba, s/nº) e fornece orientação, acompanhamento e tratamento integral aos casos de doenças sexualmente transmissíveis.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Informações sobre o CTA também podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Vinhedo, pelo telefone: (19) 3826-7499.