A poda de algumas árvores e o esvaziamento de um dos tanques na elevatória São Joaquim deram início ao processo de construção da terceira Estação de Tratamento de Água de Vinhedo.
A ETA São Joaquim deve estar pronta em doze meses e vai funcionar na mesma área em que já existe a captação do Rio Capivari e a estação elevatória, dentro do condomínio São Joaquim.
Assim que o nível do tanque abaixar o próximo passo é aterrar parte da área que vai receber os viários e as fundações dos módulos da ETA e da captação.
A ETA 3 vai receber dois módulos, estação elevatória de água tratada, tanque de contato, subestação de energia elétrica e uma casa de química.
Com a conclusão de todas as unidades de captação, tratamento e adução de água tratada do novo sistema, a antiga unidade de captação será desativada. O tanque será aterrado e a área será preparada para receber o Adensador de Lodo e a Estação Elevatória de Água de Retorno.
Depois de pronta a ETA 3 terá capacidade para tratar 200 l/s (aproximadamente 720m³/H), reduzindo a sobrecarga na ETA 1 que já trabalha acima da capacidade para atender aproximadamente 63% da população de Vinhedo.
A obra está orçada em R$ 11.212,284,19, sendo que a maior parte dos recursos, R$ 6 milhões, foram destinados pelo PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento, em contrato firmado com o Ministério das Cidades. O valor restante será custeado pela Sanebavi.
A inauguração da ETA São Joaquim vai permitir o fornecimento de água de melhor qualidade, de forma mais segura e com eficiência energética racionalizada, atendendo às demandas futuras da população por aproximadamente 20 anos.