Para evitar risco de acidentes, foi determinada a interdição da Rua João Edueta, no Bairro da Capela
Diante das fortes chuvas que atingiram Vinhedo nas últimas horas, e também em decorrência da previsão de novos temporais até o próximo sábado, dia 2, o prefeito Jaime Cruz promoveu uma reunião de emergência durante a tarde desta terça-feira, 26, criou o Gabinete de Gestão de Risco e determinou medidas imediatas para proteger os moradores.
“Estamos monitorando toda a cidade. Determinei que a Defesa Civil me envie um relatório a cada duas horas da situação dos locais mais afetados. Estamos tomando algumas medidas emergenciais cujo objetivo é garantir a segurança do cidadão vinhedense”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
O Gabinete de Gestão de Risco, além do prefeito Jaime Cruz, é composto ainda pelos secretários municipais de Governo, Adriano de Souza; de Administração e Obras, Adriano Corazzari; de Transportes e Defesa Social, Márcio Melle; de Meio Ambiente e Urbanismo, Juliano Ferragutti; e o chefe de Gabinete do Prefeito, Edison Ruiz.
Depois da reunião, o prefeito Jaime Cruz, acompanhado de secretários municipais, vistoriou alguns locais. Como medida imediata, baseada na análise de engenheiros, foi determinada a interdição da Rua João Edueta, no Bairro da Capela. A via permanecerá fechada enquanto permanecerem as fortes chuvas, isso por conta do risco de desmoronamento de um barranco na altura do Jardim Paineiras.
Além desse local, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Defesa Civil Municipal, monitora também o nível do Rio Capivari, que vem subindo nas últimas horas e ameaça transbordar nas proximidades da Rua João Edueta.
Por conta disso, a Prefeitura orientou que os moradores de sete casas, totalizando aproximadamente 26 pessoas, deixem o local momentaneamente até que o rio comece a baixar novamente. A Defesa Civil informou que essas famílias se prontificaram a ir para casa de familiares e amigos, e que não foi solicitado abrigo à Prefeitura.
A Prefeitura acompanha também a situação no Vida Nova III, onde um muro desmoronou no terreno onde há uma creche em construção. Como obras emergenciais, será feito um muro de 150 metros na Rua João Edueta e também a reconstrução do muro no Vida Nova III.
Nas últimas 24 horas, conforme balanço da Defesa Civil, Vinhedo registrou 82 milímetros de chuvas. Foram registradas a queda de seis árvores, sendo duas sobre carros, sem vítimas; bem como dois pontos de alagamento; a queda de um muro e o deslizamento na Rua João Edueta.
Além disso, ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão aponta para risco de novos temporais e chuvas intensas para a região de Campinas até o próximo sábado, dia 2.