Para facilitar o acesso das pessoas que irão morar nas novas moradias populares construídas no Jardim Bela Vista por meio do programa Minha Casa Minha Vida, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, já deu início a abertura de um novo acesso na entrada principal do residencial, ligando a Rua João Edueta até a Rua Wadih Haddad, no cruzamento com a Rua Custódio Lopes Puga. No local já foram construídas guias e sarjetas.
As 264 unidades habitacionais foram construídas em uma área doada pela Prefeitura ao FAR – Fundo de Arrendamento Residencial (CEF – Caixa Econômica Federal). Esse tipo de parceria, com doação de terreno para a realização da obra, que reduz os preços das unidades, é inédita na Região Metropolitana de Campinas.
Os Portais da Esperança I e II abrigam 256 apartamentos e oito casas adaptadas destinadas aos portadores de necessidades especiais. As famílias que irão residir nas unidades já foram sorteadas. Cada residência terá dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Cada morador terá disponível uma vaga de garagem. A área de lazer do residencial será composta por mini quadra esportiva e centro social. Os dois condomínios terão portaria 24 horas e áreas específicas para armazenamento de lixo.
A obra foi feita pelo programa Minha Casa Minha Vida, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal.