Donativos serão encaminhados agora às famílias que precisam por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Serviço de Atendimento às Famílias (SAF), da Prefeitura de Vinhedo
Mais de 5 mil peças de roupas e acessórios – entre blusas, camisas, calças, jaquetas, calçados, cobertores, roupas de mesa, cama e banho, tanto para crianças quanto para adultos – foram arrecadados em Vinhedo por meio da Campanha do Agasalho 2012. Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo, a ação é realizada anualmente e é destinada à doação de peças novas ou em bom estado de uso pela população para serem destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que necessitam dos itens no período de frio, por não ter condições de comprá-los.
Com o tema “Roupa boa, a gente doa”, a campanha aconteceu de 2 de abril até o fim de junho, teve 23 pontos de coleta dos itens espalhados pela cidade e conseguiu arrecadar aproximadamente 2 mil peças a mais ao total arrecadado em 2011, que foi de cerca de 3 mil. “Os cidadãos de Vinhedo estão de parabéns por terem participado tão ativamente de mais uma edição desta campanha, pela solidariedade demonstrada e pelo cuidado em colaborar com o próximo, amenizando o frio deste inverno às famílias e às pessoas que precisam dos itens e que não têm como os adquirir!”, disse.
Os donativos já foram separados por tamanho e gênero pelo Fundo Social de Solidariedade, para melhor distribuição, e começam a ser encaminhados nesta semana aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e ao Serviço de Atendimento às Famílias (SAF), da Prefeitura de Vinhedo, para atendimento das famílias e pessoas que precisam. O repasse das peças da Campanha do Agasalho aos CRAS – que têm unidades de atendimento no bairro Nova Vinhedo e na região da Capela – e ao SAF, que funciona na região Central, objetivou estender o número de pessoas atendidas pelos itens.
O repasse dos donativos coletados durante a Campanha do Agasalho à Secretaria Municipal de Assistência Social, pasta responsável pelos serviços de proteção básica prestados pelos CRAS e SAF, foi oficializado na manhã desta terça-feira, dia 10, na sede do Fundo, que fica no Memorial do Imigrante, e contou com a presença da primeira-dama e da secretária municipal da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim. Nesta oportunidade, Claudineia agradeceu a primeira-dama e explicou à presidente do Fundo que as peças doadas serão, agora, destinadas às famílias atendidas pelos CRAS e SAF nas reuniões que acontecem periodicamente com os usuários dos serviços. “Além disso, nossos profissionais também verificarão durante as visitas domiciliares que fazem aos demais usuários dos serviços socioassistenciais a necessidade de cada um, para os atendermos e destinarmos as peças de acordo com o que precisam neste inverno!”, disse.
Mesmo com o término da Campanha do Agasalho 2012, o Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo continua a receber a doação de roupas, itens de cama, mesa e banho, alimentos, móveis e outros itens em bom estado de conservação para serem direcionados às pessoas carentes do município. O horário de funcionamento do órgão – que fica no Memorial do Imigrante (Avenida dos Imigrantes, Portal) – é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3846-7108.
Serviço
Voltados à oferta de serviços destinados a pessoas e famílias em situações de risco ou vulnerabilidade social, os CRAS e SAF estão localizados em pontos estratégicos do município e contam com uma equipe multidisciplinar de profissionais, capacitados ao acolhimento dos cidadãos, à prestação de orientações e encaminhamentos para os serviços que os munícipes precisam, tais como atenção integral, inclusão produtiva, enfrentamento à pobreza e outros que contribuem ao fortalecimento de vínculos.
As unidades CRAS e o SAF ainda oferecem atendimentos de escuta, acolhimento individual, coletivo e emergencial aos que precisam de acolhimento sem agendamento prévio. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Veja o endereço destas unidades de atendimento de proteção básica:
– Serviço de Atendimento às Famílias (SAF): Rua Osvaldo Cruz, 299 – Centro – Telefone: (19) 3826-8720.
– Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Novas Vinhedo – Rua Floriano Pitton, nº 99 – Nova Vinhedo – Telefone: (19) 3876-5511 .
– Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Capela – Rua Antonio Amstalden, s/nº – Capela – Telefone: (19) 3886-4222.