Prefeitura de Vinhedo estrutura a oferta de educação integral nas escolas de ensino fundamental e aderiu recentemente ao programa “Mais Educação” na EM Professor André Franco Montoro; atividades iniciam a partir do segundo semestre deste ano
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou em 26 de junho da reunião do Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O encontro foi promovido no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional (Cefortepe), em Campinas (SP), e reuniu representantes e profissionais do segmento educacional das 19 cidades que formam a RMC. O comitê – que foi criado oficialmente nesta data – é agora o grupo de trabalho que passa a acompanhar na região o desenvolvimento da educação integral, desempenhando na RMC o papel de instância permanente no debate sobre os desafios e sobre as possibilidades de implementação e de qualificação de políticas públicas focadas à oferta da educação integral.
Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, a participação do município neste comitê demonstra que a cidade está atenta à evolução do nível de atendimento prestado no setor educacional e também mostra o empenho do poder público em buscar as melhores opções para consolidação da educação integral no âmbito municipal, pela Rede Municipal de Ensino. “Participamos de um momento histórico à educação na região, que nos ajuda solidificar ainda mais ao que já temos nos estruturado em Vinhedo: conseguir ampliar o tempo de atendimento dos alunos nas escolas municipais e provê-los, em período integral, com mais atividades que beneficiem sua formação escolar e cidadã. Dentro desse processo, Vinhedo está totalmente inserida e, inclusive, representada no comitê por uma das profissionais da Rede Municipal de Ensino”, explicou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Nesta reunião do comitê, os presentes debateram e deliberaram sobre o regimento que norteará a análise das questões que envolvem a operacionalização da educação integral na região e ainda assistiram a uma palestra proferida pela coordenadora de ensino fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo, professora Nádia Mendes Morgante, que também é membro titular do comitê e integrante da nova equipe de trabalho. No encontro, Nádia representou o município e falou sobre os assuntos tratados durante o IV Seminário de Educação Integral, promovido em Brasília (DF) de 29 a 31 de maio. “Nesta oportunidade, foi possível compartilhar com os profissionais das cidades participantes os desafios de se adotar a educação integral, o desenvolvimento de um currículo à educação básica, adequado ao ensino em período mínimo de sete horas; e demonstrar alguns projetos desenvolvidos por diversos municípios do Brasil, que conseguiram melhorar o desempenho de alunos e reduzir a repetência e a evasão escolar”, disse a coordenadora.
Também no encontro os participantes abordaram a adoção do programa “Mais Educação”, que contempla a oferta de educação integral com o desenvolvimento de várias atividades de acompanhamento nas áreas pedagógica, cultural e artística, de esportes e lazer e que fará parte dos trabalhos a serem acompanhados pela nova equipe do comitê. O “Mais Educação” compreende, ainda, o desenvolvimento de ações sobre os assuntos educação ambiental, inclusão digital, saúde, sexualidade, direitos humanos, educação econômica, investigação científica, comunicação e uso de mídias, a serem desenvolvidos com a educação integral e em prol ao desenvolvimento do aluno de forma global. Na RMC, por enquanto, apenas Campinas, Hortolândia e Vinhedo fazem parte deste comitê.
Mais Educação
Na cidade, o programa “Mais Educação” passará a ser adotado ainda no segundo semestre deste ano pela Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, que fica no bairro Capela. A unidade, que foi escolhida para receber o programa pelo governo federal, compreende na Rede Municipal de Ensino o maior número de estudantes – aproximadamente 1,3 mil – e atende alunos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano.
Entre as atividades já organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e que serão promovidas e oferecidas inicialmente aos alunos no contraturno escolar, na forma de educação integral, estão: reforço de língua portuguesa e inglesa, laboratórios de ciências, cultura digital, oficinas de fanfarra, danças e handebol. “Proporcionaremos aos estudantes a oportunidade de participarem de atividades diferenciadas e organizadas no contraperíodo escolar. Estas serão oferecidas para justamente colaborar ao seu desenvolvimento pessoal e abrangerão todos os campos do conhecimento”, disse o secretário municipal de Educação, professor Rogério Levy Machado.
Dentro do “Mais Educação”, a escola participante receberá recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação (MEC), para que possa implementar a educação integral. “E a nossa expectativa é que, já a partir de 2013, o ‘Mais Educação’ possa ser gradativamente implantado nas demais escolas que atendem estudantes de ensino fundamental”, disse o vice-prefeito, Jaime Cruz.