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JUN
25
25 JUN 2012
Alunos e educadores da Rede Municipal de Ensino participam de oficinas de música
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Atividades foram promovidas aos estudantes e professores de cinco escolas municipais de ensino fundamental I; ritmos brasileiros estiveram entre os principais objetos de estudo

Definida como a arte de usar os sons com intenção estética ou expressiva, combinando-os num mesmo todo criativo de ritmo e harmonia; a música em muito contribui à formação humanística e ao desenvolvimento social. Às crianças, entre seus principais benefícios, estão o estimulo de aspectos cognitivos, o fortalecimento e desenvolvimento da coordenação motora e o estímulo à melhora de desempenho em outras áreas do conhecimento. Pensando na utilização da música ao enriquecimento do processo de aprendizagem, a Prefeitura de Vinhedo desenvolveu de 20 a 22 de junho oficinas de música, por meio do projeto “A descoberta dos ritmos”, aos alunos matriculados nos 2º anos do ensino fundamental I, na Rede Municipal de Ensino.

Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, a promoção deste tipo de atividade na Rede Municipal de Ensino é bastante benéfica, pois ajuda a despertar nas crianças o interesse pelo ritmo musical, em especial o brasileiro, e proporciona sua interação e familiarização com a música. “Isso porque os estudantes aprendem mais sobre diferentes ritmos, com destaque aos brasileiros, e passam a conhecer curiosidades relacionadas aos instrumentos e seus aspectos culturais. Além disso, estimula o desenvolvimento de novos talentos e proporciona para muitos alunos a oportunidade de ter seu primeiro contato com um instrumento musical”, disse.

As oficinas foram promovidas em parceria com editora Komedi e envolveu os alunos matriculados nas Escolas Municipais (EMs) Professora Magdalena Lébeis, no Jardim Von Zuben; Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, na Capela; Dr. Abrahão Aun, no Nova Vinhedo; Professora Antonia do Canto e Silva Cordeiro, no Jardim Brasil; e Abel Maria Torres, no Caixa D’Água. As aulas tiveram uma hora de duração e enfocaram a apresentação de diferentes tipos de instrumentos musicais e informações às crianças, contemplando, paralelamente, o desenvolvimento de várias habilidades, como, por exemplo, da coordenação motora. “Este tipo de atividade também ajuda o estudante a superar suas inibições individuais, incentiva o trabalho em equipe e desperta seu interesse cultural, pois passam a saber mais sobre a origem dos diferentes ritmos, em qual região ou País surgiram, dentre outros aspectos que somam ao conteúdo que aprendem em sala de aula”, explicou o secretário municipal de Educação, professor Rogério Levy.

As oficinas foram desenvolvidas aos alunos da Rede Municipal de Ensino pelo músico coordenador e baterista, Alexandre Cunha, e pela tecladista Janice Ferracini Bertazzoli Pezoa. Ao final das oficinas, foi realizada uma interação com os alunos, momento no qual foram levados vários instrumentos de percussão às escolas, para que os estudantes formassem grupos e para que tocassem algumas figuras rítmicas que aprenderam. “Foi um momento de aprendizado bastante rico e que colaborou a formação cultural e pessoal de nossos estudantes”, disse a coordenadora do ensino fundamental I, na Rede Municipal de Ensino, professora Ana Estela Pafaro da Costa e Silva.

Projeto-piloto de música



Na EM Dr. Abrahão Aun, no Nova Vinhedo, é desenvolvido um projeto-piloto de música que tem conquistado os estudantes do ensino fundamental I: o projeto “Tocando Doce”. Inédito no município, o projeto de musicalização é promovido desde 2011 e contempla o uso de flauta doce. Por ser feita na forma experimental, a iniciativa conta com a participação de cerca de 30 alunos que cursam, neste ano, o 3º ano do ensino fundamental I e seu acompanhamento até 2013. A aula acontece uma vez por semana, no período contrário aos das atividades escolares, e tem duração de 45 minutos. “Ao oferecermos a oportunidade da prática instrumental aos estudantes, sobretudo em grupo, intensificamos o envolvimento deles tanto com a música quanto com a escola”, explicou a professora de Educação Artística da EM, Rose Helena Curado.

O projeto contempla três etapas: o estudo de textos educativos-explicativos, acompanhados de exercícios; da teoria musical relacionada à flauta doce, para conhecimento do som, das notas e escalas musicais; e a parte prática.

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