14 JUN 2012
Reinauguração da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social será nesta sexta-feira, dia 15

Praça Vereadora Maria Ajjar Rodrigues, que circunda o prédio da pasta, também será inaugurada e terá playground e academia ao ar livre; iluminação foi totalmente recuperada na localidade

A partir das 17 horas desta sexta-feira, dia 15, será entregue à população vinhedense mais uma importante obra promovida pela Prefeitura de Vinhedo. Nesta data será reinaugurada a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e também a Praça Vereadora Maria Ajjar Rodrigues, que circunda o prédio da pasta. Localizadas na Rua Oswaldo Cruz, nº 299, no Centro da cidade, estes locais eram denominados anteriormente como Centro de Convivência e Praça Nova República, respectivamente, mas tiveram as nomenclaturas atualizadas de acordo com o projeto de lei nº 61/2011, de 28 de agosto de 2011.

Na cerimônia estão programadas apresentações da Fanfarra Municipal de Vinhedo (FAMUVI), da Corporação Musical de Vinhedo e de grupos de dança de salão, sapateado, dança irlandesa, capoeira e dança do ventre. Ainda no ato inaugural desta sexta-feira haverá apresentações de hip hop, teatro dos sombras e exposições de pintura à óleo, ginástica artística e a presença de dois preparadores físicos, que estarão na praça para orientar e acompanhar os munícipes na utilização correta dos novos equipamentos que compõem a nova academia ao ar livre.

Com as melhorias de infraestrutura efetuadas pela Prefeitura de Vinhedo, a sede da Secretaria passou a contar com espaços mais adequados à área administrativa, à Secretaria Executiva dos Conselhos, à coordenadoria de Observatório das Políticas de Assistência Social, à gestão de benefícios, ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ao serviço de proteção e atendimento especializado à família, ao atendimento da pessoa em situação de rua, ao atendimento de violência contra mulher, crianças e idosos; ao Serviço de Atendimento à Família (SAF) e uma recepção própria o atendimento da Agência da Previdência Social em Vinhedo, o PREVCidade. A área externa também foi privilegiada com as melhorias efetuadas pelo executivo e recebeu, dentre inúmeros serviços, um novo projeto paisagístico, que é concluído nesta semana; e passou por total reformulação e revitalização da iluminação, com a execução de um projeto de luminotécnica feito com o objetivo de deixar o local ainda mais bonito e seguro à população.

Nesta semana, as secretarias municipais de Obras, Serviços e de Esportes e Lazer finalizam as melhorias nos locais. Dentre os serviços em finalização, são colocadas as proteções das luminárias externas, terminada a revitalização do paisagismo e serão feitas as instalações de um novo playground, com brinquedos que prometem agradar o público infantil; e de aparelhos que vão compor uma academia ao ar livre, que poderá ser utilizada pelos moradores às suas práticas esportivas. “Além de melhorarmos a estrutura predial da sede da Secretaria, que concentra inúmeros serviços da área socioassistencial, também fizemos muitas melhorias na praça para proporcionar à população mais um espaço agradável e estruturado ao seu lazer e à prática de seus exercícios físicos”, disse o prefeito Milton Serafim.

Melhores espaços aos atendimentos

O prédio que abriga a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu inúmeras melhorias de estrutura efetuadas pelo executivo, com destaques à execução e à criação de acessibilidade, garantindo melhor acesso aos munícipes que tenham alguma dificuldade motora; e à manutenção completa de cobertura e telhado. Além de ter passado por manutenção predial integral, as salas destinadas ao atendimento da Secretaria Executiva dos Conselhos e do CREAS também foram ampliadas. “Com a expansão e a readequação dos espaços físicos conseguimos fazer o reaproveitamento dos ambientes, tornando melhor a acolhida dos moradores que aqui procuram nossos serviços socioassistenciais”, destacou a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o CREAS atende famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de diretos, incluindo violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, em situação de rua e os que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, enquanto que o SAF, considerado de proteção social básica, oferece orientação e faz o encaminhamento do munícipe aos serviços mais adequados às suas necessidades, dentro da política de Assistência Social. O horário de funcionamento do CREAS e do SAF é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

PREVCidade

Além de beneficiar os moradores que procuram os serviços socioassistenciais na sede da pasta, o prédio também é endereço do posto de atendimento da Agência da Previdência Social em Vinhedo, o PREVCidade, que presta cerca de 2,2 mil atendimentos ao mês em Vinhedo. O PREVCidade oferece à população orientações, informações e faz encaminhamentos e as solicitações ao salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, aposentadoria por idade, invalidez, por tempo de contribuição ou especial; auxílio-reclusão e reabilitação profissional, este último destinado aos segurados incapacitados por doença ou acidente que desejam retornar ao mercado de trabalho. O posto de atendimento da Agência da Previdência Social funciona em Vinhedo de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.