12 JUN 2012
CHEFIA DE GABINETE
Prossegue obra de ampliação da Rua Engenheiro Aurélio José Frediani

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, dá continuidade a obra de ampliação da Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, no Jardim Alves Nogueira. Guias, sarjetas e canteiro central já foram concluídos e o sistema de drenagem de águas pluviais continua sendo executado no entorno do Terminal Rodoviário Antonio Zechin. Em seguida será feita a remodelação e recapeamento das áreas próximas.

A rua está sendo transformada em avenida, para proporcionar melhores condições no tráfego no local. A Prefeitura realiza a obra projetando um aumento no fluxo de veículos e pessoas com a inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – que funcionará no local, 24 horas. O novo prédio da saúde ficará ao lado da Delegacia de Polícia e da sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura.

A avenida terá duas mãos para circulação de veículos, um novo acesso para a entrada de saída de ônibus no terminal rodoviário e estacionamento de veículos com aproximadamente 250 vagas em frente a UPA.

UPA

Entrou na fase final a construção da UPA de Vinhedo, que irá proporcionar atendimento emergencial 24 horas à população durante todos os dias da semana. O prédio que está sendo construído por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal.

“A inauguração deste prédio será a melhor forma de minimizarmos as filas no pronto socorro, oferecendo serviço de qualidade à nossa população”, comentou o prefeito Milton Serafim. A estimativa é atender na UPA cerca de 250 pacientes diariamente.

A UPA funcionará como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento (PA da Capela) e o Pronto Socorro Municipal, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes.

A Unidade terá 48 médicos plantonistas que trabalharão em grupo formado por três profissionais (um médico pediatra, um médico clínico geral e um médico responsável para atender a maior demanda do dia) durante plantão de 12 horas. A unidade atenderá casos de emergência e encaminhará à Santa Casa as ocorrências médicas em que houver a necessidade de procedimento cirúrgico e casos em que será necessário realizar, de imediato, exames de tomografia, segundo explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Com 1.301 m² de área construída a UPA terá recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de três leitos, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos, sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de Raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados. Haverá aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, entre médicos (clínico geral e pediatra), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.