30 JAN 2017
CHEFIA DE GABINETE
Prefeito Jaime Cruz apresenta ao Presidente da Câmara projeto de parceria com a Acovec para o transporte dos universitários

Fretamento nos moldes do ano passado será mantido por mais dois meses; nesse período, com base no recadastramento que está em andamento, será definido o novo modelo do Transporte Universitário e Técnico

No final da tarde desta segunda-feira, 30, o prefeito Jaime Cruz recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos, oportunidade em que foi apresentado o Projeto de Lei referente à parceria com a ACOVEC – Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura – para a manutenção, por mais 60 dias, do modelo atual de fretamento dos estudantes de cursos técnicos e universitários. O projeto foi protocolado também no final da tarde desta segunda-feira na Câmara Municipal. Os secretários de Educação, Gilberto Lorenzon; de Negócios Jurídicos, dr. Luiz Fernando Bonesso de Biasi; e de Governo, Edison Ruiz, acompanharam o prefeito na apresentação.

O prefeito Jaime Cruz solicitou ao Presidente Nil Ramos uma convocação para sessão extraordinária com o objetivo de votar a propositura de parceria. A propositura será apreciada em plenário nesta sexta-feira.

“Desde o início do ano, tenho dito que a Prefeitura vai honrar o Transporte Universitário e Técnico para todo o ano de 2017. Por conta da queda na arrecadação, teremos que fazer ajustes no modelo deste Transporte, que só poderá ser definido após o recadastramento, que a pedido dos estudantes prorrogamos até o dia 10 de fevereiro. Para não prejudica-los, em comum acordo, acertamos que durante 60 dias, com o apoio da Câmara Municipal, vamos continuar no mesmo modelo adotado até o ano passado. Esta parceria proposta pela ACOVEC é importante para que possamos realizar esta manutenção por 60 dias. E, então, faremos uma análise do novo modelo a ser adotado para todo o ano”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.

Com o envio do projeto à Câmara, o prefeito Jaime Cruz cumpre aquilo que foi acordado com a Comissão, que representa os estudantes de cursos universitários e técnicos, ou seja, de manutenção do modelo atual de fretamento, como era até o final do ano passado, por mais dois meses. No decorrer desse prazo, com base no recadastramento dos interessados no transporte universitário e técnico, que foi prorrogado e vai até o dia 10 de fevereiro, será definido um novo modelo de Transporte Universitário e Técnico.

O compromisso do Presidente da Câmara, vereador Nil Ramos, em repassar à Prefeitura, mensalmente, o valor de R$ 100 mil, até atingir a quantia de R$ 1 milhão, foi importante para a manutenção destes 60 dias nos moldes do ano passado e, ainda, a continuidade do Transporte Universitário para o ano de 2017, num novo modelo a ser definido após o final do recadastramento. Isto porque, no orçamento para 2017, a Prefeitura dispunha apenas de pouco mais de R$ 1 milhão para o Transporte Universitário e Técnico, já descontando os valores de restos a pagar que estão sendo quitados por meio do Decreto 11/2017, lançado pelo prefeito na semana passada, com o objetivo de parcelar os débitos com fornecedores, referentes aos anos anteriores.

O Projeto de Lei entregue ao presidente da Câmara, Nil Ramos, autoriza a Prefeitura a destinar recursos à Acovec, mediante convênio, a título de subvenção social, para atendimento de alunos de nível médio e universitário. A proposta prevê que a Administração repassará R$ 500 mil à entidade para esta finalidade. Com esses recursos, a Acovec fará a contratação dos ônibus que transportarão os alunos.