01 FEV 2017
CHEFIA DE GABINETE
Em reunião com secretários, Prefeito reafirma importância das ações de austeridade

Na manhã desta quarta-feira, dia 1º, o prefeito Jaime Cruz promoveu mais uma reunião de trabalho com os secretários municipais. Diversos assuntos constaram na pauta do encontro ocorrido no gabinete, entre eles os efeitos da forte chuva que atingiu a cidade durante a noite desta terça-feira, 31, que não foram tão grandes por conta da condição de Vinhedo de Cidade Resiliente; o andamento da 3ª fase do Programa Austeridade Cidadã; e também outras questões importantes para o município.

Com relação às chuvas, o prefeito e os secretários debateram os efeitos provocados no município. Durante a noite de ontem, de acordo com a Defesa Civil Municipal, foram registrados no período de uma hora, entre às 19h e às 20h, 39,4 mm de chuva, algo equivalente a uma chuva moderada de 24 horas, porém, em um período de espaço muito curto.

Foram grandes os estragos em diversos municípios da região de Campinas. Em Vinhedo, de acordo com a Defesa Civil Municipal, foram seis chamados durante a noite de ontem. Não houve registros de vítimas ou desabrigados. Foi verificado pelo órgão que, apesar da forte intensidade da chuva, os efeitos já foram bem menores que em chuvas da mesma proporção em anos anteriores. Isso é reflexo das obras realizadas pelo Poder Público em locais com problemas recorrentes, como na Barra Funda.

Durante o encontro com secretários, o prefeito Jaime Cruz lembrou que, por conta das obras realizadas pela Administração Municipal, e também das ações de prevenção, coordenadas pela Defesa Civil, Vinhedo é considerada uma Cidade Resiliente. O título é concedido pela ONU – Organização das Nações Unidas – aos municípios que, por meio de ações, reduzem risco e estão preparadas para eventuais desastres, tendo como foco a proteção da comunidade.

Austeridade

Também durante o encontro, o prefeito Jaime Cruz cobrou de cada secretário informações atualizadas sobre a 3ª fase do Programa Austeridade Cidadã, que impõe medidas de controle nos gastos públicos em decorrência da crise econômica enfrentada pelo país e que fez com que Vinhedo, nos últimos três anos, registrasse uma arrecadação com R$ 162 milhões abaixo do que era previsto, isso considerando a inflação do período e a queda no índice de participação do ICMS.

O prefeito Jaime Cruz reforçou a importância de transparência em cada ação que for colocada em prática por conta do Programa de Austeridade. “Estamos informando à população sobre tudo o que estamos fazendo. As informações estão no nosso site. Não vamos politizar assuntos da cidade. Temos compromisso e responsabilidade e temos de alinhar prioridades às situações socioeconômicas”, esclareceu o chefe do Executivo.

01/02/2017