A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, dá continuidade aos trabalhos de canalização nos córregos municipais. A obra é feita para minimizar problemas de inundações em épocas de chuva forte e proporcionar mais seguranças as pessoas que moram próximas aos córregos.
No córrego Primavera, no Jardim Itália, o trabalho é feito em uma área de aproximada de 1 km em toda a extensão, margeando a Rua Rosa Zanetti Ferragut (atrás do Memorial do Imigrantes), passando por baixo da Avenida Independência até desembocar no córrego Pinheirinho, margeando a Rua Salvador Rotella. Aduelas estão sendo colocadas para proporcionar maior vazão de água.
Neste trecho do córrego Pinheirinho também está sendo executada a obra, pelo sistema de gabião, em aproximadamente 500 metros de extensão entre as ruas Palmeiras e Xanxerê.
Com as duas obras de canalização será criado um novo acesso para circulação de veículos ligando a região do Portal até o bairro jardim Primavera. Está sendo feita a abertura de uma nova via lateral ao córrego Primavera. O novo acesso irá se estender do Portal até a Rua Salvador Rotella.
A Prefeitura também realiza a canalização no córrego Pinheirinho, altura do bairro São Thomé, com a colocação de gabião em quase 1 km de extensão entre a Rua Felisbina Corazzari Matheus até a divisa com Valinhos.
No córrego São Joaquim está sendo feito trabalho de contenção das margens. São 140 metros de canalização, pelo sistema de gabião, no córrego localizado dentro do condomínio que leva o mesmo nome.
Obra concluída
Recentemente, a Prefeitura concluiu a canalização do córrego Bela Vista, nas proximidades da Capela da Ressurreição, localizada na Rua General José Lima Figueiredo, na divisa com Valinhos. Foi executada contenção das margens com a colocação de gabião em 80 metros de extensão.
A Prefeitura também finalizou a canalização no córrego Sterzeck, no Jardim Três Irmãos. O trabalho foi feito em 400 metros de extensão entre as ruas Clemente Felippi e Antonio Sterzeck, próximo a portaria 4 do condomínio Vista Alegre.
Em caráter emergencial, a Prefeitura executou o serviço no córrego do Sitinho, afluente do rio Capivari, próximo às ruas Suíça, Rocinha e Imigrantes, na região da Capela. O objetivo foi sanar problemas de alagamentos em casas localizadas próximas ao local.
Ainda na Capela foi construído muro de pedra no córrego da Capela. O trabalho de canalização foi executado pela atual administração no trecho de aproximadamente 100 metros de extensão entre a Praça Aurora Sudário e Rua Nicolau Von Zuben.
Também de forma emergencial, pelo sistema de gabião, foi feita a canalização em 570 metros de extensão no córrego das Indústrias, no Distrito Industrial.
Trabalho antigo
Milton Serafim, que está no seu terceiro mandato como prefeito, foi também responsável pela canalização de outros três córregos durante os primeiro e segundo mandatos. O trabalho foi feito em 1.600 metros de extensão no córrego Cachoeira, localizado na Avenida Otávio Tasca, no córrego Sterzeck, no Jardim Três Irmãos, numa área de 1 km de extensão e no córrego Pinheirinho, trecho próximo a atual escola Sesi até a confluência com o córrego Cachoeira.