Alunos conhecem a estação de tratamento de água e a de esgoto também
Para mostrar na prática aos estudantes da Rede Municipal de Ensino o funcionamento do trabalho de saneamento feito pela Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo, tanto do tratamento de água como de esgoto, a empresa mantém desde 2009 um programa de visita à suas instalações.
“Além do conhecimento do tratamento, essa ação desperta nos estudantes a importância da água e do tratamento de esgoto para os seres humanos”, afirma o Prefeito Milton Serafim.
Nas visitas, os alunos têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de tratamento e distribuição de água e depois do tratamento de esgoto, acompanhando todo o processo até o lançamento de volta para o Rio Capivari (ETE Capivari) ou Rio Ribeirão Pinheiros (ETE Pinheirinho).
Desde o dia 10 de maio e até o dia 17, as visitas estão sendo feitas pelos alunos da Escola Municipal Professor André Franco Montoro, na Capela. Aproximadamente 250 alunos vão fazer esse percurso do conhecimento dos tratamentos da água e esgoto na cidade.
A visita começa pela nova Estação de Tratamento de Esgoto Capivari (ETE), localizada no Distrito Industrial e termina na Estação de Tratamento de Água I Planalto (ETA 1), localizada no bairro Planalto.
A visita começa pela Estação de Tratamento de Água I Planalto (ETA 1), localizada no bairro Planalto e termina na nova Estação de Tratamento de Esgoto Capivari (ETE), localizada no Distrito Industrial.
“Essas visitas mostram a complexidade do trabalho desenvolvido diariamente pelos funcionários para garantir a qualidade do tratamento da água e do esgoto da cidade”, afirma Odair Seraphim, o Canjica, Superintendente da Sanebavi.
As visitas deste ano começaram em abril com 210 alunos da Escola Municipal Integração e prosseguiram com 131 alunos da Escola Municipal Professor Ricardo Junco Neto. Neste mês de maio, a Sanebavi já recebeu a visita de 108 alunos da Escola Municipal Dr. Jair Mendes de Barros, prossegue esta semana com os 237 alunos da Escola Franco Montoro e termina na última semana quando recebe 143 alunos da Escola Municipal Centro Integrado de Cidadania Eduardo Von Zuben, totalizando 833 alunos.
Para Henrique Ferreira, tecnólogo em Saneamento Ambiental da Sanebavi, que acompanha as turmas, as visitas são extremamente produtivas. “Nada como conciliar a teoria com a prática para um aprendizado mais eficiente e maior conscientização sobre o uso racional da água”, afirma.
Durante a visita na ETA I Planalto os estudantes podem conhecer todos os processos de tratamento desde a chegada da água bruta, reserva e distribuição da água tratada, além, de todos os mananciais e reservatórios da cidade.
A ETE Capivari, inaugurada oficialmente em outubro, é cenário para os alunos conhecerem o sistema de tratamento de esgoto. Essa estação é responsável pelo tratamento de 40% do esgoto coletado, enquanto que a ETE Pinheirinho responde pelo tratamento de 60%.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo devido a doenças ocasionadas pela falta de Saneamento Básico, desses 70% são crianças. Cerca de 1 bilhão de pessoas não tem acesso a quantidade mínima de água potável para atender suas necessidades básicas diariamente. “Esses dados são alarmantes e mostram a necessidade imediata de conscientização da população sobre o uso desse precioso e escasso recurso natural”, aponta Canjica.