Atividade aconteceu nesta quinta-feira, dia 10, e integrou ações previstas dentro do Exercício Anhanguera — Operação Jaguari, que segue na cidade até esta sexta-feira, dia 11
Nesta quinta-feira, dia 10, os alunos de escolas municipais da Rede Municipal de Ensino – da Prefeitura de Vinhedo – estiveram na Praça Sant’Anna, no Centro, para participar das atividades de relacionamento com a população propostas pelo Exército Brasileiro dentro do Exercício Anhanguera – Operação Jaguari, que segue na cidade e em outros 17 municípios de São Paulo até esta sexta-feira, dia 11. Além dos estudantes, comerciantes e outros moradores também marcaram presença. O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, representando o prefeito Milton Serafim; o secretário municipal de Governo, José Luis Bernegossi; o tenente-coronel do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Flávio Alvarenga Filho; o pároco da Paróquia de Sant’Anna, padre Clodoaldo; e o vereador Izael Viel também prestigiaram a ação.
Nas atividades propostas pelo Exército Brasileiro às crianças, que seguiu até às 16 horas, houve camuflagem (pintura de rosto), orientações sobre escovação e saúde bucal, passeio em veículos militares e minipistas que foram especialmente montadas à prática de exercícios de tropa, nas quais as crianças aprenderam um pouco mais sobre as manobras comando craw, falsa baiana, rastejo e de três cordas. “Atividades como esta, com foco na comunidade, são uma excelente oportunidade para que nossos estudantes e população possam estar mais próximos do Exército e aprender mais sobre sua função e serviço à Nação. Com isso, reforça-se ainda aspectos de cidadania e históricos junto aos participantes”, comentou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação.
Ainda nesta quinta-feira, por volta das 10 horas, houve o hasteamento da Bandeira do Brasil, desfile militar pela Rua Nove de Julho e a execução do Hino Nacional, da Canção do Exército e de outras canções pela Banda de Música do Exército. Na Praça Sant’Anna também foi montado o posto de atendimento à população para orientações sobre escovação e saúde bucal, aferição de pressão arterial e para informações institucionais sobre o Exército, inclusive sobre como fazer o alistamento militar.
As crianças que passaram pela Praça Sant’Anna e visitaram as atividades promovidas pelo Exército ainda receberam uma história em quadrinhos intitulada “Recrutinha, em soldado por um dia”. A publicação militar é elaborada pelo Centro de Comunicação Social do Exército e é destinada às crianças, para que de forma lúdica e divertida possam aprender mais sobre as atividades promovidas pelos militares. Ainda participaram das atividades à comunidade os integrantes da Defesa Civil Municipal, vinculada à Prefeitura de Vinhedo pela Secretaria de Transportes e Defesa Social; que também fizeram a distribuição de materiais educativos relacionados à valorização da vida.
O Exercício
O Exercício Anhanguera – Operação Jaguari é voltado ao adestramento de tropa em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Iniciou no dia 6 e tem, em Vinhedo, a participação de cerca de 120 militares do 12º GAC, que é subordinado à 2º Divisão de Exército e ao do Comando Militar do Sudeste, do Ministério de Defesa. Dentro da atividade também são promovidos – além de ações voltadas ao relacionamento com a população, promovidas na Praça Sant’Anna nos dias 8 e 10 – exercícios e simulados em diversas regiões do município, tais como patrulhamento ostensivo em ruas e avenidas da cidade, bloqueio e desbloqueio de via e escolta de autoridades, controle de distúrbios, reconhecimento e combate à força oponente, entre outras.
Para o Exercício, o grupo de militares instalou sua base no Parque Municipal Jayme Ferragut. Além de Vinhedo, participam durante esta semana do Exercício Anhanguera – Operação Jaguari os municípios de Amparo, Bragança Paulista, Itatiba, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracáia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Valinhos e Vargem. Em 2011, foi promovido em municípios que formam o Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo.